segunda-feira, 1 de novembro de 2010

11ª Escola cultura e sociedade

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/08/enfoque-temtico-ser-professora-e-suas.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/09/enfoque-temtico-construo-de-concepes-de.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/09/os-trs-tipos-puros-de-dominao-legtima1.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/09/enfoque-temtico-construo-de-concepes-de_26.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/10/enfoque-temtico-construo-de-concepes-de.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/11/semana-11-e-12-enfoque-temtico-trabalho.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/11/semana-13-e-14-enfoque-temtico-educao.html
Sei que não há uma valorização do Magistério, e também que a profissão docente não é nada fácil. Entrei para o curso de Pedagogia pois esta profissão sempre me fascinou. O poder que o professor exerce em sua turma, o fascínio, o carinho, a admiração que os alunos demonstram por seu mestre. Estou trabalhando com educação aproximadamente dez anos, a cada ano me deparo com novos desafios, cabeças diferentes, objetivos e metas a serem traçados.
Na medida em que um dos objetivos do professor é criar condições que possibilitem a aprendizagem de conhecimentos pelos alunos, num contexto de interação com eles, a gestão da matéria torna-se um verdadeiro desafio pedagógico. ( TARDIF, 2003 ).

Concordo, é um desafio planejar e traçar objetivos para uma mesma turma em etapas e desenvolvimento cognitivo diferente, como fazer com que todos aprendam de forma significativa? Como envolve-los pelo o assunto trabalhado e que tenham mais autonomia? O professor precisa motivar a turma antes de abordar o assunto, pois a motivação desperta a curiosidade o interesse sobre o tema, procurar despertar neles a curiosidade em aprender. Quando o assunto for abordado eles olharão com outros olhos. Precisamos dominar bem a matéria a ser trabalhada, adapta-la conforme a realidade dos alunos para que eles possam ter uma boa compreensão.
O problema principal do trabalho docente consiste em interagir com alunos que são todos diferentes uns dos outros e, ao mesmo tempo, em atingir objetivos próprios a uma organização de massa baseada em padrões gerais. Embora trabalhe em grupos, o professor deve agir sobre os indivíduos (Messeing et alli, 1995, TARDIF, Maurice 2003).
Um profissional do ensino, guiado por uma ética do trabalho é confrontado diariamente com problemas para os quais não existem receitas prontas. Trabalhamos com vidas, o que diferencia das outras profissões, aumentando ainda mais nossa responsabilidade em educar com seriedade, preparando este para atuar em uma sociedade competitiva, onde possa exercer seu direito como cidadão atuante e crítico.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Ceres com certeza, o professor deve de ser engajado e deve de gostar do que faz, e tenho absoluta convição ser professor é uma profissão execelente para nao dizer a melhor, tambem amo ser professora, adora os meus alunos e alunas, e é maravilhoso ve-los crescer, aprender cada vez mais e chegar na meta desejada.
Abraços