segunda-feira, 1 de novembro de 2010

12ª Educação de Pessoas com necessidades Educacionais Especiais

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2009/03/historia-deficiencia-e-educacao.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2009/04/inclusao-e-educacao-especial.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2009/04/inclusao.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2009/05/alunos-com-nee.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2009/07/inclusao.html

Realizando um Dossiê ( Inclusão) pude compreender melhor o quanto é importante nos apropriarmos de informações diversas sobre vários tipos de Necessidades Especiais bem como a importância de termos um olhar diferenciado sobre o aluno(a) procurando oferecer a ele(a) meios , recursos, para que ele possa progressivamente apropriar-se de saberes, e que através de trocas suas relações afetivas venham a ampliar-se e que esta interação com o outro venha contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo. Todos ganham com a inclusão, aprendemos a respeitar, a conviver com as diferenças, aprendemos ser mais afetuosos, esquecemos da individualidade.
Aceitar e valorizar a diversidade de classes sociais, de culturas, de estilos individuais de aprender, de habilidades, de línguas, de religiões e etc, é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade para todos.Todos os indivíduos portadores de necessidades especiais devem ter garantido o seu direito de acesso e permanência no ensino regular, possibilitando, assim, uma vida independente e uma postura critica perante os fatos ocorridos no cotidiano. Em contrapartida o aluno que não é portador de necessidade especial terá a oportunidade, desde cedo, de conviver com as diferenças e desta maneira aceitá-las e, sobretudo respeitá-las. O conceito de deficiência não pode ser confundido com o de incapacidade, cada sujeito tem o seu ritmo próprio de aprendizagem. Não se pode aceitar que uma criança com deficiência seja simplesmente colocada no mesmo espaço que as demais, sem que a escola se preocupe em atender suas necessidades educacionais especiais. Ao mesmo tempo em que freqüentam a classe comum, os alunos têm direito a um apoio pedagógico especializado, em outro horário. Têm direito, também, aos recursos materiais e pedagógicos para facilitar e garantir o aprendizado do currículo escolar.
Um exemplo de que é possível incluir um aluno com AEE, temos uma aluna com DM, ela era copista, não produzia nada sozinha, aos poucos foi criando autonomia, agora lê e escreve pequenas frases, isso foi um grande avanço, penso que incluir um aluno de Inclusão é isso, é fazer com que ele se torne atuante em sala de aula, é cobrar, é fazer com que toda a turma aprenda com as diferenças, o professor tem um papel fundamental neste processo de aprendizagem.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Ceres, sabes que a minha caminhada academica, minha paixão é a educação especial, por isso concordo com você quando diz que devemos inserir os PNEeS em sasenão las regulares , quando se tem atendimento especializado , senã, na minha opinião torna-se exclusao, ambem é bom que eles possam ingressar no âmbito escolar desde cedo, para sim as outras crianças que não possuem algum tipo de problema aprendam a conviver com a diferença desde cedo e saibam entende-la e respeita-la.
Abraços