Crianças que não fazem os registros das aulas, como fazer avaliação desses alunos que não copiam nada? Tive a oportunidade de ir a uma palestra sobre alunos com NEE em São Leopoldo, a palestrante é mestre em inclusão (Elaine Milmann). Ela relatou que a escola precisa adaptar-se e não os alunos, o professor quer que todos os alunos aprendam de um mesmo jeito, mas não é o que acontece, principalmente quando temos um aluno com NEE em nossa turma, ela criticou muito a copia, e que é possível adaptar uma mesma atividade dada para a turma porém com um grau de dificuldade menor, para que ele possa executá-lo. A avaliação precisa ter objetivos diferenciados, e ser descritiva e não por nota.
Concordo com ela, devemos nos adptar a realidade do nosso aluno, caso contrário não conseguimos nada. Hoje com tantas diferenças, tantas realidades distintas em sala de aula, nem falo apenas de diferenças no aprendizado, mas em diferenças de pensamentos, de etnia, de realidade social, que se não andamos conforme o andar da carruagem é impossível educarmos.
Sei que cada ano é um novo desafio e que cada aluno é único com suas particulariedades e que não existem receitas prontas para atende-los, mas através de estudos sobre casos especificos de NEE irei estar mais preparada para auxiliar meu aluno.
Sei que cada ano é um novo desafio e que cada aluno é único com suas particulariedades e que não existem receitas prontas para atende-los, mas através de estudos sobre casos especificos de NEE irei estar mais preparada para auxiliar meu aluno.
A proposta de educação escolar inclusiva é um desafio, que para ser efetivada faz-se necessário considerar que os alunos têm direito de acesso ao conhecimento, à acessibilidade, bem como ao Atendimento Educacional Especializado.
Um comentário:
Ótimas colocações
Uma postagem completa :-)
Parabéns!
Beijos
Melissa
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