sexta-feira, 8 de maio de 2009

Flme: O clube do Imperador

A história começa em um colégio interno de meninos, havia um professor de história chamado Hundert, ele tenta moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história. O professor entra em choque, quando recebe um aluno chamado Sedgewick Bell, filho de um Senador sem escrúpulos, logo que entra faz pirasas. A rebeldia do garoto era clara e muito complexa, violando as regras da escola, contudo o professor insiste em investir nele.
Sabendo-se que tal rebeldia ou até mesmo estupidez através de certas atitudes do aluno, sendo claro a ausência do afeto ou até mesmo um pouco de atenção do pai. O professor tenta ser o mais objetivo que pode que pode em relação a princípios de ensino.
Princípios em que o professor debate com o aluno. “ A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, porém a estupidez dura para sempre.”
O professor repreende o aluno Sr. Bell e marca uma visita com o pai do aluno, chegando lá o professor tenta falar de princípios de ensino ou até mesmo de caráter de um homem e o pai de Sr. Bell o senador indaga sobre os valores de ensino para com os alunos, que ele só tem obrigação em ensiná-lo a tabuada ou coisa assim e moldá-lo pode deixar com ele mesmo.
O professor estava correto em tentar investir no aluno, mesmo sabendo das complicações em que viria a sofrer. Veio a prova do concurso Sr. Júlio Cesar que era anual e escolheria o melhor aluno do colégio. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação, desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do aluno e passar-lhe seus conceitos. Percebendo que apesar de alguns poucos avanços, não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas. No dia final o Sr. Bell trapaceou, o professor viu e indagou baixinho para o diretor, ele disse para ignorar, esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a malandragem se sobrepõe à retidão de caráter e a honestidade, o professor seguiu com as perguntas alterando a última, pois sabia que o Sr. Bell não saberia responder nem trapacear sendo derrotado.
Passaram-se vinte e cinco anos e o aluno Sr. Bell viera a pedir uma revanche sobre o concurso Júlio Cesar, na qual viera a trapacear novamente. A decisão do professor foi correta em tentar acreditar no aluno embora esse não esforçou-se em ter um ensinamento com princípios morais. O valor de uma vida não é determinado por um único fracasso ou um processo solitário. Por mais que tropecemos o fardo de um professor é sempre esperar que o aprendizado possa mudar o caráter de um aluno e assim mudar o destino de um homem.

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