sexta-feira, 8 de maio de 2009

Método Clínico Piagetiano

1-Dados de Identificação:
Nome: D
Idade da criança: 6 anos e 6meses
Série: 1° Ano
Data da prova: 04/05/09
Duração: 30 minutos
Prova: “A CONSERVAÇÃO DA MASSA (QUANTIDADES CONTÍNUAS)”
2. Descrição do contexto da aplicação da prova (onde foi realizada a aplicação, condições do local, etc):
A prova foi realizada pela professora Patrícia, na escola em que ela trabalha no turno da manhã e tarde, no município de Araricá. A professora escolheu um aluno da turma do primeiro ano para realizar a prova, na sala da orientação da escola, sendo um espaço bastante tranqüilo, com uma mesa bem grande, com bastante sossego para a realização da prova. A professora colocou para o aluno que se tratava de uma brincadeira, para que ele não ficasse tímido, ou ansioso.

3. Relato da aplicação da prova (dialogado):
1° Passo: A professora mostrou ao aluno duas massinhas, sendo ambas do mesmo tamanho. Depois pediu que o aluno comparasse ambas e que respondesse qual a que tinha a maior quantidade. O aluno respondeu que ambas tinham o mesmo tamanho, porque tinham o mesmo tamanho e peso.
2° Passo: A professora pegou uma das massinhas e transformou-a em bolinha, e devolveu ao aluno, questionando, se agora havia mudado alguma coisa, se ainda as massinhas tinham o mesmo tamanho. Agora o aluno demonstrou um pouco de dúvida e depois disse que não sabia, mas que achava que tinham o mesmo tamanho, já que não tinha sido tirado nenhum pedaço.
3° Passo: A professora retorna a forma normal das massinhas e pede para que o aluno novamente responda se elas têm ainda o mesmo tamanho e o aluno compara colocando que sim que ambas possuem o mesmo tamanho.
4° Passo: A professora agora transforma uma das massinha em uma bolacha e entrega ao aluno para que compare e responda se ambas têm o mesmo tamanho. O aluno ainda demonstra um pouco de dúvidas, achando não saber, mas com orientação da professora de que não precisa se preocupar em errar, ele resolve responder que acha que os dois têm o mesmo tamanho, porque não foi retirado nenhum pedaço.
5° Passo: Novamente a professora transforma na forma original as massinha e pede que o aluno observe e responda se ainda elas possuem o mesmo tamanho e a resposta novamente é positiva.
6° Passo: Agora a professora transforma as massinhas em dois grupos diferentes, construindo com uma delas um grupo de três bolinhas e outro com quatro bolinhas e questiona o aluno, qual dos grupos têm mais massinha. Neste momento pude perceber que o aluno ficou preocupado em errar, primeiro disse que não sabia, depois resolveu contar as bolinhas e apostou no grupo que tinha mais bolinha o que tinha quatro.
7° Passo: Novamente a professora volta as massinhas na forma original e questiona se ambas possuem o mesmo tamanho e ao comparar o aluno diz que sim, então o professor novamente questiona que ante ele achava que a massinha que deu origem as quatro bolinhas era a que tinha mais, então o aluno coloca, que sim aquela massinha é a que têm mais.
4. Análise:
Ao analisar a prova realizada com o aluno D, pudemos verificar que ele está entre o estágio pré-operacional, mas entrando no operatório concreto, pois ele ainda consegue confundir-se entre a aparência e a realidade, mas também consegue observar e fazer associações entre um problema, suas características e soluções possíveis, sabendo utilizar a contagem (abstrato), mas utilizando recurso concreto para isso.
4.1- Quanto às condutas da criança
Quanto ao aluno ao realizar a prova, como ele já havia sido aluno da professora Patrícia no ano anterior, ele sentiu-se bem à vontade para realizar a prova, achando na verdade que se tratava de uma brincadeira, como essa havia mencionado. O que o aluno deixou transparecer em muitos momentos durante a prova foi o medo de errar. Era visível que ele achava que a resposta era algo, mas que não confiava totalmente, deixando suas dúvidas fluírem para uma incerteza e ao mesmo tempo ao medo de errar.

4.2 Quanto às intervenções do experimentador:
Ao realizar a prova à professora tentou deixar o aluno bastante à vontade, deixando bem claro se tratar de uma brincadeira, o que resultou muito certo. Depois como foi vendo que o aluno, mesmo temendo errar, com alguma insegurança e colocar as suas respostas a professora foi tentando dar-lhe confiança, para que não temesse errar, por se tratar de uma brincadeira, como a aluno saiu-se muito bem durante a prova, mostrando conseguir classificar quantidades de massa, a professora resolveu aplicar um questionamento a mais transformando as bolinhas em grupo diferentes números, mas de mesma quantidade de massa, percebendo que além do aluno ter um bom entendimento de quantidade, ainda está começando a associar quantidades a números, mas por isso ainda está um pouco confuso com muita informação. Devido ao aluno ficar um pouco confuso a professora resolveu encerrar a prova, já tendo dados suficientes para analisá-lo.

Bibliografia:
(PIAGET, J. A Representação do Mundo na Criança. Rio de Janeiro: Distribuidora Record, [s.d.].p. 11)

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Ceres!
O teste esta detalhadamente relatado em seu postfólio. Ficou faltando seu entendimento, sua reflexão sobre a postagem (sobre o que assistiu).
Aguardo sua complementação da postagem, ok?! ;-)
Abraços
Melissa