terça-feira, 7 de abril de 2009

Inclusão e Educação Especial

Paradigma? Para alguns estamos frente a um novo paradigma: PARADIGMA DA INCLUSÃO
Para outros é apenas uma REFORMA EDUCACIONAL Mas sem dúvida é um MOVIMENTO
INTERNACIONAL com duas vertentes:
Aproximação das áreas, defendendo a relevância das funções da educação especial como suporte
para a Educação Inclusiva;
Radical de crítica à educação especial, pois consideram que esta mantêm uma tradição clínico-terapeûtica.
Alguns autores tentam definir inclusão a partir da definição de exclusão.
Segundo Sposati (1996), inclusão e exclusão são processos sociais interdependentes vinculados
principalmente à distribuição de renda e oportunidades.
Azevedo e Barros (2004) consideram a inclusão como o movimento permanente na busca de
igualdade de condições e oportunidades.
Claramente contrário ao dualismo consideramos que inclusão não pode ser analisado a partir do conceito de exclusão.
O binômio inclusão x exclusão não pode ser considerado como lados opostos e excludentes
Pessoas podem estar excluídas de algum processo porém elas não são excluídas da sociedade.
Ladeira e Amaral (1999) propõem inclusão como um processo que se prolonga ao longo da vida de um individuo e que tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida do mesmo.
Esta definição desloca o foco da questão inclusão X exclusão como fenômeno determinístico e o situa num processo vinculado à qualidade de vida.
Fragilidades: Centram a inclusão no individuo e não no contexto sócio-histórico e cultural no qual o individuo se constitui.
Não falamos de indivíduos incluídos ou excluídos e sim de grupos em contextos sociais que participam do fenômeno da inclusão como processo social em busca de melhoria na qualidade de vida dos membros do grupo.
Inclusão concentra-se na busca pelo acesso a quatro utopias básicas:
autonomia de renda, desenvolvimento humano, qualidade de vida e equidade.
Autonomia de renda: capacidade de suprir suas necessidades vitais, culturais e sociais.
Desenvolvimento humano: possibilidade dos indivíduos desenvolverem suas capacidades intelectuais e biológicas de forma a atingir o maior grau de capacidade humana.
Eqüidade:garantia de igualdade de direitos e oportunidades respeitando a diversidade humana.
Qualidade de vida : a democratização dos acessos às condições de preservação do homem,
da natureza e do meio ambiente e a redução da degradação ambiental.
Aproximando uma definição :Processo estabelecido dentro de uma sociedade que busca satisfazer necessidades relacionadas com qualidade de vida, desenvolvimento humano, autonomia e equidade de oportunidades e direitos para os indivíduos e grupos sociais que em
alguma etapa da sua vida encontram-se em situação de desvantagem com relação a
outros membros da sociedade.
Processo de Inclusão: É um processo eminentemente social perpassa por todas as dimensões da vida em sociedade permanente, embora não constante, na vida dos sujeitos.
Inclusão Escolar - (Mittler, 2003) A inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas
regulares, mas: (1) mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas
as crianças;
Inclusão Escolar - (Mittler, 2003) (2) [...] diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a
responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas e prepará-los para ensinarem aquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por
qualquer razão.
(3) [...] diz respeito a cada pessoa ter oportunidades de escolha e autodeterminação.
Maior obstáculo para mudança está dentro de cada um: Atitudes, Medos, Crenças, Subestimar pessoas, Superestimar obstáculos/dificuldades.
Finalmente devemos lembrar que Inclusão .... é um processo social que extrapola os aspectos
escolares deve ser realizado um esforço constante para que Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) tenham espaços reais de inclusão dentro da sociedade.

4 comentários:

Melissa disse...

Olá Ceres,
Me perdi com as postagens. Obrigada pelo retorno, já atualozei na tabela ;-)
Beijos
Melissa

Melissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melissa disse...

Ceres,
queria te questionar uma coisa...
Em suas postagens costuma trazer recostes de textos que considera interessante, correto? Isso é uma marca de teu portifólio. O que gostaria de te questionar e, também, comentar é que, com isso, acabas escrevendo pouco.
Te sugiro que analise qual a quantidade adequada de citações a outros autores para a elaboração de uma boa produção textual. Por exemplo, neta postagem, qual a porcentagem de recostes de outros textos?
Beijos
Melissa

Ceres A. Hartz disse...

Certo Melissa irei observar esse aspecto, o texto que a profe trouxe sobre Inclusão contem informações importantes, foi por esse motivo que resolvi posta-lo em meu Blog. Abraço