PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO
SMED – Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer
Coordenação Pedagógica
NAPPI
Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão
O que é o NAPPI ???
O Núcleo de Apoio e pesquisa ao Processo de Inclusão está vinculado à Coordenação Pedagógica da SMED. É composto por uma equipe interdisciplinar com atuação nas áreas de: psicopedagogia,
fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, fisioterapia, assistência social, terapia familiar e professor capacitado em atendimento educacional especializado.
Tem como objetivo, oferecer apoio e assessoria técnica à rede de ensino municipal com vistas à
construção de escolas inclusivas. A proposta inclusiva pressupõe uma “nova”sociedade e, nela, uma escola diferente e melhor do que temos hoje. A proposta inclusiva beneficia a todos, com deficiências ou não, para que se desenvolvam sadios sentimentos de respeito à diferença de cooperação e de solidariedade orgânica. Institucional Construir coletivamente, numa proposta de rede municipal de ensino, escolas inclusivas. Com este objetivo, debater com os diferentes protagonistas (Equipes Diretivas, professores/as, familiares, profissionais das diferentes áreas: saúde, assistência social e Instituições afins) as reais necessidades de cada escola, bem como elaborar, junto à SMED e ao MEC, projetos que dêem subsídio a esta construção.
Ações
Planejamento de matrícula
Aquisição de TA
Assessoria à SMED
Assessoria e apoio às escolas
Contratação e supervisão de estagiárias das áreas da saúde e educação
Mapeamento da realidade do município
Interconsultas
Visitas domiciliares
Grupos de estudo
Assessoria personalizada às educadoras da rede
Atendimento educacional especializado (AEE)
Foco de ação
Síndrome de Down
Transtornos globais do desenvolvimento
Altas habilidades / Superdotação
Deficiência auditiva / Surdez
Deficiência física
Deficiência mental
Deficiência visual
Surdocegueira
Dificuldade de Aprendizagem
Terapêutico-pedagógica
Fazer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais, em grupos ou individualmente nas diferentes áreas: psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, fonouadiologia, pedagogia, bem como assessoria a professores/as que trabalham com estudantes aqui atendidos.
Em 2008 o NAPPI realizou atendimento para 376 alunos da rede municipal extensivo às suas famílias. A SRM da Escola Paul Harris realizou atendimentos para 60 alunos da rede municipal também extensivo às suas famílias. Além disso, como já te falei, o NAPPI realizou os atendimentos de assessoria individual e de formação para as equipes diretivas e professores das escolas municipais. Segue também os dados de encaminhamento para neurologista e Hospital da Visão efetuados pelo NAPPI em 2008- Neurologista: 75 alunos realizaram consultas com o neurologista, encaminhados e agendados diretamente pelo NAPPI.
Hospital da Visão/Oftalmologista: 79 alunos e familiares encaminhados para Hospital da Visão em Novo Hamburgo com transporte da Prefeitura saindo do NAPPI para levar os grupos às consultas.
A síndrome de Down: O número de cromossomos presentes nas células de uma pessoa é de 46 (23 do pai e 23 da mãe), e estes se dispõem em pares, formando 23 pares. No caso da Síndrome de Down, ocorre um erro na distribuição e, em vez de 46, as células recebem 47 cromossomos. O elemento extra fica unido ao par número 21. Daí também, o nome de trissomia do 21.” (ÉPOCA, 2006, p. 19)
Traços morfológicos próprios do quadro:Retardo mental; Hipotonia muscular.Cabeça menor;
Moleira é grande;Nariz pequeno e largo;Olhos rasgados;Manchas na íris;Canal lacrimal pouco desenvolvido;Orelhas pequenas e malformadas;Boca pequena e costuma ficar aberta;
Características Cognitivas: Durante os 15 primeiros anos de sua vida, ocorre um crescimento mental rápido;
Apresentam problemas no processamento da informação, principalmente quando os processos são seqüenciais; Têm melhor desempenho em resolução de problemas do tipo manipulativo e visual do que verbal, abstrato e auditivo;
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