terça-feira, 14 de abril de 2009

Entrevista com Nappi- Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO
SMED – Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer
Coordenação Pedagógica
NAPPI
Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão
O que é o NAPPI ???
O Núcleo de Apoio e pesquisa ao Processo de Inclusão está vinculado à Coordenação Pedagógica da SMED. É composto por uma equipe interdisciplinar com atuação nas áreas de: psicopedagogia,
fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, fisioterapia, assistência social, terapia familiar e professor capacitado em atendimento educacional especializado.
Tem como objetivo, oferecer apoio e assessoria técnica à rede de ensino municipal com vistas à
construção de escolas inclusivas. A proposta inclusiva pressupõe uma “nova”sociedade e, nela, uma escola diferente e melhor do que temos hoje. A proposta inclusiva beneficia a todos, com deficiências ou não, para que se desenvolvam sadios sentimentos de respeito à diferença de cooperação e de solidariedade orgânica. Institucional Construir coletivamente, numa proposta de rede municipal de ensino, escolas inclusivas. Com este objetivo, debater com os diferentes protagonistas (Equipes Diretivas, professores/as, familiares, profissionais das diferentes áreas: saúde, assistência social e Instituições afins) as reais necessidades de cada escola, bem como elaborar, junto à SMED e ao MEC, projetos que dêem subsídio a esta construção.
Ações
Planejamento de matrícula
Aquisição de TA
Assessoria à SMED
Assessoria e apoio às escolas
Contratação e supervisão de estagiárias das áreas da saúde e educação
Mapeamento da realidade do município
Interconsultas
Visitas domiciliares
Grupos de estudo
Assessoria personalizada às educadoras da rede
Atendimento educacional especializado (AEE)‏
Foco de ação
Síndrome de Down
Transtornos globais do desenvolvimento
Altas habilidades / Superdotação
Deficiência auditiva / Surdez
Deficiência física
Deficiência mental
Deficiência visual
Surdocegueira
Dificuldade de Aprendizagem
Terapêutico-pedagógica
Fazer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais, em grupos ou individualmente nas diferentes áreas: psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, fonouadiologia, pedagogia, bem como assessoria a professores/as que trabalham com estudantes aqui atendidos.
Em 2008 o NAPPI realizou atendimento para 376 alunos da rede municipal extensivo às suas famílias. A SRM da Escola Paul Harris realizou atendimentos para 60 alunos da rede municipal também extensivo às suas famílias. Além disso, como já te falei, o NAPPI realizou os atendimentos de assessoria individual e de formação para as equipes diretivas e professores das escolas municipais. Segue também os dados de encaminhamento para neurologista e Hospital da Visão efetuados pelo NAPPI em 2008- Neurologista: 75 alunos realizaram consultas com o neurologista, encaminhados e agendados diretamente pelo NAPPI.
Hospital da Visão/Oftalmologista: 79 alunos e familiares encaminhados para Hospital da Visão em Novo Hamburgo com transporte da Prefeitura saindo do NAPPI para levar os grupos às consultas.
A síndrome de Down: O número de cromossomos presentes nas células de uma pessoa é de 46 (23 do pai e 23 da mãe), e estes se dispõem em pares, formando 23 pares. No caso da Síndrome de Down, ocorre um erro na distribuição e, em vez de 46, as células recebem 47 cromossomos. O elemento extra fica unido ao par número 21. Daí também, o nome de trissomia do 21.” (ÉPOCA, 2006, p. 19)‏
Traços morfológicos próprios do quadro:Retardo mental; Hipotonia muscular.Cabeça menor;
Moleira é grande;Nariz pequeno e largo;Olhos rasgados;Manchas na íris;Canal lacrimal pouco desenvolvido;Orelhas pequenas e malformadas;Boca pequena e costuma ficar aberta;
Características Cognitivas: Durante os 15 primeiros anos de sua vida, ocorre um crescimento mental rápido;
Apresentam problemas no processamento da informação, principalmente quando os processos são seqüenciais; Têm melhor desempenho em resolução de problemas do tipo manipulativo e visual do que verbal, abstrato e auditivo;

Nenhum comentário: