domingo, 2 de novembro de 2008

Semana : 11 e 12 /Enfoque temático: Trabalho docente

Enfoque temático: Trabalho docente
Entrei para o curso de Pedagogia pois esta profissão sempre me fascinou. O poder que o professor exerce em sua turma, o fascínio, o carinho, a admiração que os alunos demonstram por seu mestre. Estou trabalhando com educação aproximadamente dez anos, a cada ano me deparo com novos desafios, cabeças diferentes, objetivos e metas a serem traçados.
“ Na medida em que um dos objetivos do professor é criar condições que possibilitem a aprendizagem de conhecimentos pelos alunos, num contexto de interação com eles, a gestão da matéria torna-se um verdadeiro desafio pedagógico.” (G.H. Mead 1982).
"O problema principal do trabalho docente consiste em interagir com alunos que são todos diferentes uns dos outros e, ao mesmo tempo, em atingir objetivos próprios a uma organização de massa baseada em padrões gerais". (p. 24).
Concordo, é um desafio planejar e traçar objetivos para uma mesma turma em etapas e desenvolvimento cognitivo diferente, como fazer com que todos aprendam de forma significativa? Como envolve-los pelo o assunto trabalhado? O professor precisa motivar a turma antes de abordar o assunto, pois a motivação desperta a curiosidade o interesse sobre o tema, procurar despertar neles a curiosidade em aprender. Quando o assunto for abordado eles olharão com outros olhos. Precisamos dominar bem a matéria a ser trabalhada, adapta-la conforme a realidade dos alunos para que eles possam ter uma boa compreensão.
A realidade da comunidade onde trabalho é bastante triste e difícil, muitos de meus alunos não realizam refeições básicas diárias, sentem frio, é carente em afeto e atenção, seus pais trabalham muito para ganhar pouco, possuem em média cinco filhos e suas moradias são precárias. Como fazer com que meus alunos queiram vir para a escola e queiram aprender, se lhes faltam o essencial para viver? Procuro motivar meus alunos, fazer com que eles sentem-se acolhidos, queridos, dou liberdade porém cobro limites, trabalhamos com regras e responsabilidades. Muitos pais não procuram saber com o filho esta indo, seus progressos e dificuldades a superar, geralmente são os alunos com baixo rendimento escolar. Procuro fazer o meu melhor, dar boas aulas, dar um atendimento individualizado para que ele possa superar suas dificuldades.
“ O problema principal do trabalho docente consiste em interagir com alunos que são todos diferentes uns dos outros e, ao mesmo tempo, em atingir objetivos próprios a uma organização de massa baseada em padrões gerais. Embora trabalhe em grupos, o professor deve agir sobre os indivíduos”( Messeing et alli, 1995).
Um profissional do ensino, guiado por uma ética do trabalho é confrontado diariamente com problemas para os quais não existem receitas prontas. Trabalhamos com vidas, o que diferencia das outras profissões, aumentando ainda mais nossa responsabilidade em educar com seriedade, preparando este para atuar em uma sociedade competitiva, onde possa exercer seu direito como cidadão atuante e crítico.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ceres, essa tua postagem está bem interessante, pois trazes aspectos teóricos entrelaçados com reflexões pessoais e contextualização do teu fazer docente. Abração, Sibicca