domingo, 30 de novembro de 2008

Auto Avaliação sobre o Projeto de Aprendizagens Ceres Hartz


Nosso projeto de pesquisa no começo estava parado, não tínhamos idéia por onde começar, só depois que tivemos a aula presencial que compreendemos melhor a proposta. Pensávamos que éramos para elaborar um projeto para ser trabalhado com os alunos. Nossa o mapa conceitual foi super difícil de trabalhar, também como é difícil organizar os horários dos encontros. Mas foi bom trabalhar com o meu grupo todas se empenharam, contribuíram acredito que crescemos muito, pois aprendemos umas com as outras. O trabalho em grupo torna-se rico pelo fato de todos os integrantes interagirem e trocarem informações. Cada um tem um modo de pensar, e quando juntos colocamos essas formas diferentes de pensar, o trabalho terá um pouquinho de cada integrante, ficando mais detalhado e completo.
O trabalho em grupo, em situações de aprendizagem, não deve ser visto apenas como uma maneira de dividir tarefas, mas sim favorecer as aprendizagens de cada indivíduo a partir do trabalho coletivo
No início estávamos perdidas, não sabíamos por onde começar... Como o assunto era do meu interesse, procurei em vários sites informações sobre o assunto, aprendi bastante, e com o andamento do projeto tive uma melhor compreensão da proposta de trabalho.
Esta nova forma de trabalho amplia os recursos de busca, o aluno precisa aprender a trabalhar em grupo, compartilhar informações, também como organizamos nossa página facilitou nossa comunicação através dos fóruns de debates e registros em nosso diário de bordo.
Como trabalho no laboratório de informática propus um trabalho conjunto com as professoras de quarta, quinta e sexta-série, onde os alunos agruparam-se por assuntos de interesse, eles pesquisaram, criaram um filme, fizeram uma avaliação do grupo, individual e da proposta. Foi bastante produtivo, eles participaram, demonstraram bastante interesse. O que mais me chamou atenção foi que todos da escola inclusive a família foram envolvidos neste projeto. Produzimos um cd com as produções. Foi bastante trabalhoso porém obtivemos bons resultados, quero fazer também com as turmas de Ed.Inf à terceira série em uma escala de pesquisa menor. O aluno e professor juntos constroem informações e conhecimento.
Seu papel seria oportunizar as novas formas de ensinar e aprender, todos os envolvidos neste processo. As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da cooperação.
Procurei estar sempre interagindo com minhas colegas, participei dos fóruns.
Tudo que começa é difícil pelo fato de não termos vivenciado. Esse primeiro projeto pelo que percebi nos fóruns foi difícil para todas, pois nunca havíamos feito, porém agora que compreendemos melhor a proposta o próximo projeto terá um novo rumo.

Um comentário:

Melissa disse...

Ok! :-)
Tarefa registrada.
Tutora Melissa