Estamos dando andamento em nossos "PA" e nesta terça-feira fizemos o refinamento das certezas Provisórias e Dúvidas temporárias, solicitei que em grupo entre os participantes, lessem novamente suas questões descartando algumas e incluindo outras, depois de pronto pedi para que cada grupo lessem depois fiz a listagem no quadro.
O Grupo das Proteinas ficaram admirados pois as certezas e as dúvidas ficaram bem melhores e no grupo dos carboidratos tinha uma certeza iniciando eu não sei... quando a K Leu de imediato disse:
K_" Profe mas esta parecendo uma dúvida esta minha certeza!".
P_" É verdade! O que podemos então fazer?"
I_ " Colacá-la nas dúvidas, porque a dúvida dela é a mesma que a minha!"
Fiquei observando os integrantes falando entre si, organizando-se, esta coloca, esta esta igual, vamos escrever assim, aos poucos foram refazendo suas certezas e suas dúvidas.
Perguntei a eles por qual motivo eu coloquei certezas provisórias e dúvidas temporárias, o que quer dizer " Provisória" e "Temporária". Ficaram pensando por alguns segundos o M disse:
M_" Temporária vem de tempo"
P_" Isso mesmo, será que é porque teríamos estas dúvidas por pouco tempo?
E_" É profe. nos estamos tentando descobrir as respostas pesquisando".
Adorei a resposta dada por eles.
Provisória não souberam responder então falei que certezas provisórias porque estávamos pesquisando e aprendendo mais sobre o assunto e que poderá mudar nossas certezas.
Quando o último grupo falou para ser registrado no quadro, pedi que todos comparassem com as primeiras dúvidas e certezas que haviam escrito em aula anterior. Disseram que havia ficado muito melhor agora. Em grande grupo eles mostraram as novas questões mais elaboradas e refinadas.
Passamos para a construção dos nossos mapas conceituais. Expliquei que era para eles poderem organizar melhor as dúvidas e certezas, este foi criado através de papel pardo, solicitei para que primeiramente fizessem de lápis pois se errar é possível apagar. Eles ficaram encantados com a ídéia deles fazeres cartazes pra expor suas idéias, uns fizeram com letras desenhas, pintaram as bordas, desenharam, colaram gravuras, usaram da criatividade para ilustrar e organizar.
Provoquei a turma a pensar, nos estamos registrando aos poucos nossas pesquisas no computador certo! Mas só a nossa turma irá conhecer o que descobrimos, todos ficaram pensando, o que poderiamos fazer para que todos da escola conhecesse nossa pesquisa depois de pronta?
S_" Trazendo eles aqui, para lerem!"
P_" Boa idéia! Mas será que todos cabem aqui no evam?"
S_" Uma turma de cada vez".
P_" Sim, mas acho que poderímos fazer ainda melhor, vocês sabem que podemos imprimir nossa pesquisa e poderíamos encaderná-la para fazermos um livro, em um dia poderímos apresentar nossas descobertas para todas pessoas da nossa escola e inclusive para os pais, vocês estão pesquisando algo em que muitos não sabem e irão aprender atráves do livro de vocês."
Os olhinhos brilharam e imediatamente responderam que legal, é mesmo profe.
A partir do momento que valorizamos a produção de nossos alunos estamos incentivando o seu desenvolvivento na aprendizagem.
O professor não precisa trazer tudo mastigado e pronto, onde muitas vezes os alunos não entedem nada, fazem macanicamente, trabalhar com PA nos possibilita um trabalho diferenciado, onde eles todos os dias trazem novas novidades, eles buscam, pesquisam, contribuem com a aprendizagem de todo o grupo e todos aprendem realmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário