domingo, 25 de abril de 2010

Base 10

Trouxe para a aula o material Base 10. Este material ajuda na aprendizagem da construção do número. Primeiro as crianças manusearam livremente o material brincando como se fossem peças de montar. Elas empilharam as barrinhas e as placas formando casinhas e garagem, pegaram até os carrinhos que "J" trouxe para brincar na hora do recreio. Havia cinco caixas do material e as crianças brincaram em grupos. Penso ser importante deixar as crianças explorarem o material para conhecê-lo em suas características. Esse momento é bem prazerozo para elas e é difícil convencê-las a parar a brincadeira. Solicitei que colocassem todas as peças de volta na caixa e comecei a direcionar as atividade. Apresentei as peças dizendo o nome de cada uma delas. Pedi que pegassem dez cubinhos e uma barrinha. Aqui pude perceber quem ainda não domina bem a contagem, uma pegaram cubinhos a mais.
Enquanto auxiliava percebi que algumas crianças estavam relacionando a quantidade de cubinhos com a barrinha, colocando-as lado a lado ou em cima. Outras colocavam as peças de maneira dispersa. Perguntei:
P_ " Vocês, que colocaram os cubinhos junto com a barrinha o que descobriram?
S_ "Que ficou do mesmo tamanho". Falei para todas alinharem os cubinhos com a barrinha e perguntei:
P_ "Vocês concordam com o colega"?
Crianças_"Sim ".
As crianças concordaram que havia dez nos dois grupos.
Mostrei o numeral "1" e disse que era para me mostrar essa quantidade. Todas acertaram mostrando o cubinho. Mostrei o numeral 15 como eles poderiam representá-lo. Uns pegaram 15 cubinhos, outros pegaram uma barrinha e cinco cubinhos. Pedi que representassem o número 39. Uns pegaram trinta e nove cubinhos e perguntei se teria outra maneira de representa-lo então pegaram três barrinhas e nove cubinhos, e o L Formou o número trinta e nove( o número) pedi a ele como poderia mostrar atráves das peças o número trinta e nove, então ele pegou trinta e nove cubinhos, tem outra maneira perguntei, ele pensou e pegou duas barrinhas e nove cubinhos pedi a ele que contasse, ele falou que estava faltando então acrescentou mais uma barrinha.
é preciso fazer as intervensões necessárias para que o educando resolva os conflitos que surgem no decorrer das atividades.

Nenhum comentário: