domingo, 4 de abril de 2010

Melhorar a leitura e escrita dos educandos























As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos educandos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.
Pensando em melhorar a pratica de leitura e escrita da turma na qual irei realizar meu estagio, estive esta semana leventando algumas questões que nortearão meu planejamento futuro.
Como criar espaços convidativos para a leitura; convidar a familia a participar da leitura junto com os educandos; trabalhar junto com a professora da biblioteca; o que esta pratica ira contribuir na formação do educando.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ceres! Com certeza a preocupação com a leitura é algo importante. Se estás pensando em dedicar algo do teu planejamento sobre isso acredito que consegues resgatar várias idéias exploradas na disciplina de literatura. Abração