sábado, 17 de abril de 2010

Horta Escolar


Iniciou no mês de março de 2010, em minha escola o Programa Mais Educação que foi implementado com apoio dos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social. As atividades têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar e serão realizadas no contra turno. Com a idéia, pretende-se reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série. São ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer atendem alunos no contra turno. Neste ano contamos com a Horta escolar tendo como monitoras (Maria Helena Hartz e Ketlyn Ferreira)e temos como parceiros a UPAN (União Protetora do Ambiente Natural, o Lions Clube Imigrante, a Escola Técnica Visconde de São Leopoldo da Feitoria (cursos: Agropecuária e Técnico em Florestamento). A Upan foi fundada em 1971 e atua em projetos do meio ambiente com seu lema: “pensar globalmente e agir localmente”; o Lions Imigrante fundado em 1980 atua na área da saúde, meio ambiente e educação. Os objetivos do projeto horta escolar: proporcionar conhecimento sobre educação ambiental, preparação dos canteiros e manejo de hortaliças, plantas medicinais e árvores nativas.
Penso que quando conseguimos trazer para nosssos alunos conhecimentos e experiencias que podem ser uteis para o seu dia-a-dia, como nos trás a reportagem do jornal VS em que um de nossos alunos encentivou ao pai para fazerem uma horta em sua casa, mais do que fazer a horta o aluno passou a ter conhecimento dos benefícios de uma refeição saudável com hortaliças que ele mesmo pode cultivar.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ceres, muito legal essa postagem. Vamos, aos poucos, tentar aproximar as reflexões aqui do blog às tuas aprendizagens no decorrer do estágio. Abração