domingo, 9 de maio de 2010

Sistema monetário

Montamos em nossa sala um mercado nele colocamos produtos/ embalagens vazias utilizadas em sua casa, para a montagem do mesmo. Depois fazemos uma pesquisa de preços, através de encartes de jornais ou folhetos entregues nas ruas, combinei que colocarímos valores redondos R$ 1,00, R$ 2,00 ... e colocam os preços nos produtos que levaram para a sala de aula. Simulamos que estávos comprando, a principio estipulei o valor que poderia ser ser gasto. Escolhemos quem iria a principio comprar e quem seria o caixa do mini mercado, para que todos possam trabalhar de forma integrada e fazendo cálculos.
A partir dos produtos expostos em nosso mini mercado, o poderíamos comprar com 20 reais, de modo a gastar o máximo deste dinheiro? Qual seria o troco?
Fizemos várias hipoteses de compra, valores e troco.
I_ "Profe deu 30 reais minhas compras, tenho duas notas de dez e uma de cinco, vai dar"?
P_ " Vamos somar o valor que tu tens então".
I_" Profe dez mais dez dá vinte mais cinco dá vinte e cinco".
P_" Vinte e cinco é maisor ou menor que trinta".
I_" Vinte e cinco vem antes do trinta, é menor, então falta dinheiro".
P_"Quanto será que falta"?
I_ "Vinte e cinco, vinte e seis..."
Ele contou nos dedos até chegar no trinta, o interessante foi que ele partiu do vinte, ele já tem a concervação dos números.
I_ " Cinco"
P_ Tu poderas levar tudo então"?
I _ "Terei que deixar alguns produtos".
P_ " O que tu poderias deixar"?
I_ " Vou deixar este que custa dois reais, este que custa três reais, dois mais três da cinco"
P_ "Irá sobrar troco"?
I_" Não".
Adorei fazer esta proposta com meus alunos, trabalhar com sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.

Nenhum comentário: