sábado, 22 de maio de 2010

Sanduíche da Maricota


Fiz a leitura do livro: O sanduiche da Maricota, de Avelino Guedes. Depois da leitura oral da história, realizada por mim, as crianças sentiram vontade de contá-la também o fizeram, repetindo as expressões e gestos que eu havia feito. Em tais momentos, contribui-se para o desenvolvimento da linguagem e também expressão oral das crianças. Assim como os jogos e as atividades artísticas, a literatura infantil é de extrema importância para o seu desenvolvimento cognitivo.
Após a leitura do livro, propus uma atividade de seqüência de fatos, desafiando as crianças a reconstituírem o texto relembrando todos os “ingredientes”que cada animal apresentado na história sugeria à Dona Maricota para que fosse em que iam dizendo o próximo alimento que seria colocado no sanduíche, as crianças relacionavam-no com o animal que o trazia. Quando falou na raposa ( ...” a raposa disse que o sanduiche ficaria mais gostoso se a galinha fizesse parte dele”)., o "J" _ Ressaltou:
"J “_ É porque a raposa come galinha!”
“J” _ relacionou o animal com o alimento preferido por ele, assim como outras crianças.
Perguntei a eles quais eram os ingredientes que mais gostavam, quando faziam sanduiches, uns falaram em queijo, mortadela, alface, tomate.
Comprei os ingredientes para fazer o sanduíche, convidei a turma para irmos a horta para cortarmos alface, depois fomos ao refeitório para prepararmos os ingredientes para fazermos nossos sanduiches. Primeiramente colocamos para cozinhar sete ovos e a galinha para ser desfiada. Lavamos os tomates e alface e picamos, ralamos duas cenouras, cortamos os ovos, colocamos o queijo e o presunto em pratos, a batata palha em potinhos com colheres, abrimos o pote de margarina e maionese, o Maurício preparou o suco. Os ajudantes do dia entregaram as fatias de pão e o guardanapo, o objetivo era que cada um preparasse o seu, desenvolvendo a autonomia na seleção dos ingredientes e preparo do seu lanche.
Cada criança comentava o que havia colocado em seu sanduiche. A atividade proposta causou grande satisfação, e isso foi percebido através da alegria demonstrada por todos durante o tempo em que estavam preparando e comendo o lanche feito por elas próprias. Ajudamos na limpeza dos pratos e das mesas. Os alunos ficaram comentando que haviam comido demais e quase não conseguiram fechar seus sanduiches e que foi muito divertido.
Em sala em um varal, ordenamos o aparecimento dos personagens e de seus respectivos alimentos conforme o texto, classificando em duas categorias “ bichos e alimentos”. Para a efetivação da seriação e da classificação foram utilizadas ilustrações dos personagens e dos alimentos. As ilustrações foram coloridas posteriormente pelo grupo, por sugestão dos alunos. Nesse momento, o grupo reconstituiu o texto pela verbalização. A reconstrução verbal foi transcrita pela professora em forma de livro, sendo que cada página continha um episódio significativo com o espaço ilustrado pelo grupo.
Segundo Piaget (1977), “ a autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação”.(p.312). Partindo desta obra da literatura infantil estiveram envolvidos aspectos referentes às diferentes áreas do conhecimento lógico matemático, ciências. Da forma buscou-se favorecer o desenvolvimento moral das crianças, de sua autonomia a partir da tomada de decisões próprias nas atividades desenvolvidas e relações de reciprocidade necessárias à realização dessas atividades.


Referencias

PIAGET, Jean. O julgamento moral da criança. São Paulo, Mestre Jou, 1977

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