domingo, 16 de maio de 2010

Sistema monetário

Nesta semana fizemos um brecho em nossa sala, os alunos trouxeram os itens para vendermos. Esta proposta desenvolve o cálculo metal, hípoteses de troco, soma do dinheiro, perceber várias formas de agrupar as notas para o pagamento.
Brechó na sala de aula: Explicação de que é um brechó – uma loja que vende objetos usados. Separamos tudo em dois grupos: brinquedos, gibis/livros. Definimos os valores e escrevemos em etiquetas. Fiz a distribuição de folhas, lápis e borracha para que quem precise fazer anotações.
Dividimos a turma em dois grupos: em vendedores que receberão notas de 2 e 1 real (para o troco), e para os compradores, todos com o mesmo valor em cédulas de 5, 10 , 20, 50 e 100.
Sentei ao lado dos alunos que ficaram no caixa onde somavam as compras e diziam o total, o comprador pagava, procurei não interromper as compras, para descobrir o raciocínio feito pelas crianças e até solucionar dúvidas sem apresentar as respostas diretamente, incentivando a utilização de outras estratégias. As questões e os comentários foram apresentados individualmente e em pequenos grupos, comparamos as maneiras encontradas para comprar os objetos.

Nenhum comentário: