Maturana quer dizer com a “Biologia do Conhecer”. Esta é uma explicação do que é o viver e, ao mesmo tempo, uma explicação da fenomenologia observada no constante vir-a-ser dos seres vivos no domínio da sua existência. Enquanto uma reflexão sobre o conhecer, é uma epistemologia. Enquanto uma formulação sobre nossa experiência com outros na linguagem, é uma reflexão sobre as relações humanas em geral (MATURANA, 2001).
Alguns pontos de sua teoria ajudam-nos a pensar as relações entre os seres humanos no seu dia a dia, ou seja, nossas relações interpessoais. Uma das questões trazidas pelo autor é que estamos implicados em todas nossas relações, o que de certa forma, nos aponta a importância de sermos seres ativos em nosso universo de convivência.
O centro da argumentação de Maturana e Varela (2002) é constituído por três vertentes. A primeira sustenta que o conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo anterior à experiência do observador. O que significa que conhecimento se dá no momento que estamos interagindo no mundo. Neste sentido, afirma que o observador faz surgir um mundo em sua própria ação de distinção”, como referido acima. A segunda afirma que os seres vivos são autônomos e auto-produtores, ou seja, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver. A terceira é de que não há descontinuidade entre o social, o humano e suas raízes biológicas.
Quando Maturana fala em observador, está se referindo a nós mesmos conhecendo o mundo.
Alguns pontos de sua teoria ajudam-nos a pensar as relações entre os seres humanos no seu dia a dia, ou seja, nossas relações interpessoais. Uma das questões trazidas pelo autor é que estamos implicados em todas nossas relações, o que de certa forma, nos aponta a importância de sermos seres ativos em nosso universo de convivência.
O centro da argumentação de Maturana e Varela (2002) é constituído por três vertentes. A primeira sustenta que o conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo anterior à experiência do observador. O que significa que conhecimento se dá no momento que estamos interagindo no mundo. Neste sentido, afirma que o observador faz surgir um mundo em sua própria ação de distinção”, como referido acima. A segunda afirma que os seres vivos são autônomos e auto-produtores, ou seja, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver. A terceira é de que não há descontinuidade entre o social, o humano e suas raízes biológicas.
Quando Maturana fala em observador, está se referindo a nós mesmos conhecendo o mundo.
Vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele e que vivemos com outras pessoas e e, portanto, compartilhamos com eles o processo vital. Todos os dias nos encontramos com as mesmas pessoas, contudo não as conhecemos como elas são na íntegra, constantemente ocorrem situações onde nós suprendemos com as reações e atitudes. Criamos uma imagem do outro, mas sem conhece-lo, muitas vezes queremos que eles procedam da mesma forma pela qual agiríamos mas sabemos que não é assim! Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, ao londo da vida precisamos tomar decisões e a responsabilidade destas cabe a nós. Maturana e Varela mostram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação. O ser humano constantemente está em mudanças, costumo dizer queria ter a experiência que tenho hoje, quando tinha meus 18 anos.
2 comentários:
Oi Ceres, a partir do que Maturana nos trás sobre a interação humana, como podemos pensar nas relações que se estabelecem entre professor-aluno? Apenas um questionamento para continuarmos refletindo. Abração, Sibicca
Olá Ceres !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:
http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090
http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/
Obrigada pela atenção !
Abraços !
Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil
Postar um comentário