terça-feira, 28 de setembro de 2010

4ª Reflexão sobre as postagens do semestre 1, 2 e 3

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/08/seminario-integrador-v.htmlA
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/08/realizao-do-workshop.html

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/08/refletindo-sobre-o-planejamento-do.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/09/projeto-de-aprendizagem.html

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/11/trabalho-em-grupo.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/11/reflexo-individual-sobre-o-trabalho-com.html

http://peadportifolio164255.blogspot.com/2008/11/auto-avaliao-sobre-o-projeto-de.html

Interdisciplina do Seminário Integrador, foi bastante trabalhado desde que iniciou nosso curso o "uso do tempo", para que não ficássemos atrasadas com a entrega de trabalhos e participação em fóruns de debates. Foi preciso criar um Plano Individual de Estudos, ele faz com que possamos aprender algum assunto em que ainda não dominamos, e que em sabe um dia iremos dispor de um tempo para ler a respeito, contudo sabemos que se não planejarmos um roteiro, um plano, horários, não o fazemos.
Pude aplicar o que estava aprendendo sobre tempo e espaço nas outras interdisciplinas ou melhor, o que havia aprendido me auxiliava a compreender melhor as noções que a outra disciplina abordava e isto era muito significativo, pois estava vivenciando na prática, como aluna, aquilo que tanto almejamos fazer profissionalmente que trabalhar a Interdisciplinaridade.
Minha maior aprendizagem na realização do workshop, foi perceber o quanto havia aprendido, principalmente com o PIE e com a Interdisciplina de Tecnologia. Foi difícil organizar meu tempo, mas foi só assim que consigui realizar todas as tarefas. Planejei uma planilha, percebi que sobrou pouco tempo para o lazer. Aprendemos a fazer um Projeto de Aprendizagem, o que mais dificultou foi a distância, cada uma precisou organizar-se e montar sua parte do projeto,no início estávamos perdidas, não sabíamos por onde começar... Demorou para o grupo engrenar. Depois que tivemos a primeira aula presencial, o trabalho foi criando forma, tiramos as dúvidas, o grupo começou a participar ativamente no projeto, trocamos e-mail, falamos no Msn, nos encontramos no Polo. O trabalho foi concluído. É bastante difícil a comunicação quando o grupo é formado por vários integrantes, porém fica com mais dados e informações pois são várias pesquisando o mesmo assunto. Participamos de fóruns de debates onde analisamos as perguntas e verificamos se elas realmente é do interesse de todos os componentes do grupo.
Tive bastante dificuldades para criar o mapa conceitual. O trabalho em grupo torna-se rico pelo fato de todos os integrantes interagirem e trocarem informações. Cada um tem um modo de pensar, e quando juntos colocamos essas formas diferentes de pensar ficou detalhado e completo. O trabalho em grupo, em situações de aprendizagem, não deve ser visto apenas como uma maneira de dividir tarefas, mas sim favorecer as aprendizagens de cada indivíduo a partir do trabalho coletivo.
Tudo que começa é difícil pelo fato de não termos vivenciado. Esse primeiro projeto pelo que percebi nos fóruns foi difícil para todas, pois nunca havíamos feito, porém agora que compreendemos melhor a proposta o próximo projeto terá um novo rumo.

Nenhum comentário: