segunda-feira, 20 de setembro de 2010

3ªReflexão sobre as postagens do semestre 1, 2 e 3



Iniciarei comentando minhas postagens da Interdisciplina de artes:
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2007/10/arte-na-escola.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2007/11/bienal.html
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2007/11/viso-da-arte.html
"O ensino da arte numa perspectiva Multicultutralista"e "Cultura visual. Ao escolhermoa os conteúdos e privilegiar um tipo de conhecimento de arte, nós professores exercemos uma relação de poder, determinando também uma concepção de arte. Muitas vezes nós professores, sem querer trabalhamos obras, atividades artísticas de nossas preferências pessoais,mas precisa ser mais abrangente, é preciso abrir o leque trabalhar em um novo contexto,descrição de imagens, obras, pintores, escultores entre outros para que eles possam analizar ampliar seus conhecimentos em artes. Na educação escolar é necessário realizar essa empreitada a partir de um cruzamento de olhares. Os do passado e os do presente, que se refletem e se projetam nas imagens objetos e tema de pesquisa sempre em grupo e em relação, nunca isolados da época ou da sociedade, para organizar os diferentes olhares a partir de conceitos-chave. Não se trata de formarmos leitores e receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam com os objetos mediante seus próprios referenciais a realidade atual. Não se trata de formarmos leitores ou receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam. Ao pesquisarmos sobre diferentes olhares o "fazer arte" mudamos nossa visão, nossa proposta frente aos nossos alunos, esta interdisciplina foi bastante importante para que eu pudesse fazer mudanças em minha prática docente. Ao reler as postagens que fiz sobre a interdisciplina, percebi o quanto cresci como profissional, pois hoje procuro integrar todas as interdisciplinas a artes.

Quanto a Interdisciplina de Música:
http://peadportifolio164255.blogspot.com/2007/10/importncia-da-msica.html

Ela possibilitou recordarmos a nossa infancia e tempo de escola, as músicas melodias.
Mais do que a possibilidade de escutá-la, a música é a maneira que nos permite sentir que somos escutados, em um ponto onde a mensagem do outro se torna nossa própria palavra. Por isso, em momentos em que nos sentimos solitários ou entristecidos, é tão comum recorrermos à música como companheira que nos entende.
Ela pensada não somente como uma forma artística, mas também como sonoridade, faz parte de nossa vida.
Como autora Ana Paula Melchiors Stahlschmidt relata que atividade musical tem variadas funções, entre as quais o prazer estético e lúdico, a representação corporal, a adaptação aos valores sociais e a contribuição para a continuidade da tradição cultural. A atividade musical é importante como fim em si mesma. Ouvir música, dançar, inventar melodias e canções ou simplesmente cantar.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Ceres, com certeza cada um de nós te uma maneira de ler a arte, e quando pasamos a ter maior entendimento esta leitura de aprimora.
Abraços