sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Arte na escola


Chegamamos na temática 3 e 4 de Artes "O ensino da arte numa perspectiva Multicultutralista"e "Cultura visual.
Porque selecionar esse conhecimento e não outro? Quais interesses fazem com esse conhecimento e não o outro esteja no currículo? Por que privilegiar um determinado tipo de identidade ou subjetividade e não outro?
Ao selecionarmos os conteúdos e privelegiar um tipo de conhecimento de arte, nós professores exercemos uma relação de poder, determinando também uma concepção de arte.
Muitas vezes nós professores, sem querer trabalhamos obras, atividades artísticas de nossas preferências pessoais, como postei no fórum: Muitas vezes trabalhamos obras em que nos identificamos e que gostamos. Mas precisa ser mais abrangente, é preciso abrir o leque trabalhar em um novo contexto,descrição de imagens, obras, pintores, escultores entre outros para que eles possam analizar ampliar seus conhecimentos em artes.
Na educação escolar é necessário realizar essa empreitada a partir de um cruzamento de olhares. Os do passado e os do presente, que se refletem e se projetam nas imagens objetos e tema de pesquisa sempre em grupo e em relação, nunca isolados da época ou da sociedade, para organizar os diferentes olhares a partir de conceitos-chave. Não se trata de formarmos leitores e receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam com os objetos mediante seus próprios referenciais a realidade atual. Não se trata de formarmos leitores ou receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam.
Trabalho com uma turma de terceira série, confesso que estava trabalhando muito pouco "Artes" com meus alunos, após realizar leitura das temáticas, tive uma injeção de animo, comecei então a abordar e integrar todas as disciplinas a artes, resultado sairam aulas incríveis, cada aluno contribuiu com criativos trabalhos. Resumi algumas atividades que realizei com minha turma.
Para explorar o jornal em sala de aula, foi solicitado com uma certa antecedência para que os alunos fizessem reconte dos desenhos das charges do jornal, então na data programada todos trouxeram várias charges. Foi sugerido que escolhessem um, onde fizeram colagem na parte superior da folha de desenho. Abaixo realizaram uma releitura, onde saíram trabalhos incríveis, uns colocaram exageros nas imagens dando um toque bem particular, os trabalhos ficaram bem diferentes uns dos outros uns usaram só as cores preto e branco, outros usaram várias cores, uns usaram de traçados fortes e uns usaram traçados suaves.
Meus alunos adoram carros, para trabalhar o tema, trouxe para a aula vários tipos de carros e imagens diferentes, recortes de jornais, revistas, álbuns, carros antigos e atuais. Realizamos um estudo aprofundado sobre o tema, desde da época antiga até os dias. Trabalhei o tema em todas as áreas do conhecimento( Português- tipos de carros, ortografia, textos, leitura. Matemática-gráficos, histórias matemáticas, cálculos, estatísticas, história –evolução e criação dos carros, tipos, em artes- a estética, forma, cores tamanhos, releituras), Realizamos desenhos, formamos novos carros juntando dois ou mais modelos, conclusão: Foi uma aula agradável onde saíram trabalhos super criativos e inovadores.
Com a chegada da primavera trouxe para a sala um pôster Os Girassóis de van Gogh, e um folder com uma plantação de girassóis, pedi que observassem por algum tempo, e perguntei o que é girassol, o porque do nome. Contei um pouco das obras de Vang Gogh, sua bibliografia, depois fomos a biblioteca onde pesquisamos mais sobre os girassóis, produzimos um texto coletivo onde cada um colocou alguma informação.
Depois aplicamos em uma folha grossa pasta de dente, procurando criar formas de girassóis, depois pintamos com tinta acrílica diluída um com um pouco de água. O resultado ficaria melhor em uma tela, com massa acrílica. Os trabalhos ficaram lindos.
Trabalhamos a poesia de:
Vinícius De Moraes
O Girassol
Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel.
O girassol é o carrossel das abelhas.
Pretas e vermelhas
Ali ficam elas
Brincando, fedelhas
Nas pétalas amarelas.
— Vamos brincar de carrossel, pessoal?
— "Roda, roda, carrossel
Roda, roda, rodador
Vai rodando, dando mel
Vai rodando, dando flor".
— Marimbondo não pode ir que é bicho mau!
— Besouro é muito pesado!
— Borboleta tem que fingir de borboleta na entrada!
— Dona Cigarra fica tocando seu realejo!
— "Roda, roda, carrossel
Gira, gira, girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o sol".
E o girassol vai girando dia afora . . .
O girassol é o carrossel das abelhas.
Quero trabalhar a obra ” as meninas” de Diego Velásquez, quero abordar o assunto ( faremos um roteiro de pesquisa): quais as brincadeiras, roupas, brinquedos que as crianças de antigamente e usavam. Como é hoje. Irei ampliar a foto do quadro e varemos uma análise individual e coletiva do quadro. Depois iremos fazer modelagem em argila de crianças., e depois de seco iremos pintare iremos confeccionar alguns brinquedos (Bilboquê, pé de lata, cinco Marias,)e faremos algumas brincadeiras( gato e rato, pimponeta, escravos de jô...).
Estou encantada pela disciplina de artes. Há muitos trabalhos e leitura. Nesse semestre apertou ainda mais o tempo, estou precisando ficar muitas horas, para relizar todos os trabalhos. Mas tenho certeza que vale a pena dedicar-me para tornar-me uma profissional com qualificações.

Nenhum comentário: