Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo!O contador trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor. Nas palavras de Fanny Abramovich:*O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver, o escrever...* [ABRAMOVICH, Fanny, 1995:23].
Como escrevi em uma participação do Fórum /contação de Histórias:" Contar histórias é viajar e levar os ouvintes em um mundo mágico da imaginação e fantasia, e a possibilidade de descobrir o mundo. Trabalha os medos, angústias, conflitos, impasses, soluções que todos vivemos e atravessamos, através dos problemas que vão sendo defrontados enfrentados ou não, resolvidos ou não pelas personagens da história. E assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução dela".
Para contar histórias o narrador precisa estar familiarizado com o assunto, fazer com que o ouvinte crie expectativas sobre o livro, ter uma entonação de voz adequada aos relatos, é estar elevar os alunos a fazerem parte da história.Na minha opinião contar histórias deve ser um momento prazeroso e levá-lo a imaginar e entar no mundo da fantasia.
Fiz uma observação em minha turma de primeiro ano, a maioria trazia balas, doces, salgadinhos para o lanche. Preocupada, dei início a um Projeto"Alimentação ", iniciei perguntando o que gostavam de comer, depois de uma longa conversa, perguntei o que é importante comer para ter uma boa saúde. Surgiu vários alimentos, uns diziam que comiam outros não. Contei a Hitória "O sanduiche da Maricota", comentamos, será que aquele sanduíche ficou bom? Ficou combinado entre a turma de fazer o próprio sanduíche. Foi uma aula maravilhosa, uns diziam professora vou colocar tomate, mas não garanto que irei gostar... resumindo. Todos provaram tudo... e gostaram. O mais importante é que eles tiveram a oportunidade de vivenciar a história.
A bastante tempo não lia para a turma da terceira, porém após a leitura do capítulo 1 e 5 do livro: “Literatura Infantil: gostosuras e bobices” de Fanny Abramovich, me dei conta que era importante também ler para os maiores, eles também gostam de histórias, e lendo para eles eu iria estimular a leitura. Iniciei contando a história do pequeno Príncipe, onde conto uma parte e paro quando a história fica para acontecer algo. Eles esperam anciosos para que chegue no outro dia, para saber o que aconteceu. Houve um estímulo para a leitura, agora quando eles terminam as atividades pegam um livro da biblioteca da sala.
Como escrevi em uma participação do Fórum /contação de Histórias:" Contar histórias é viajar e levar os ouvintes em um mundo mágico da imaginação e fantasia, e a possibilidade de descobrir o mundo. Trabalha os medos, angústias, conflitos, impasses, soluções que todos vivemos e atravessamos, através dos problemas que vão sendo defrontados enfrentados ou não, resolvidos ou não pelas personagens da história. E assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução dela".
Para contar histórias o narrador precisa estar familiarizado com o assunto, fazer com que o ouvinte crie expectativas sobre o livro, ter uma entonação de voz adequada aos relatos, é estar elevar os alunos a fazerem parte da história.Na minha opinião contar histórias deve ser um momento prazeroso e levá-lo a imaginar e entar no mundo da fantasia.
Fiz uma observação em minha turma de primeiro ano, a maioria trazia balas, doces, salgadinhos para o lanche. Preocupada, dei início a um Projeto"Alimentação ", iniciei perguntando o que gostavam de comer, depois de uma longa conversa, perguntei o que é importante comer para ter uma boa saúde. Surgiu vários alimentos, uns diziam que comiam outros não. Contei a Hitória "O sanduiche da Maricota", comentamos, será que aquele sanduíche ficou bom? Ficou combinado entre a turma de fazer o próprio sanduíche. Foi uma aula maravilhosa, uns diziam professora vou colocar tomate, mas não garanto que irei gostar... resumindo. Todos provaram tudo... e gostaram. O mais importante é que eles tiveram a oportunidade de vivenciar a história.
A bastante tempo não lia para a turma da terceira, porém após a leitura do capítulo 1 e 5 do livro: “Literatura Infantil: gostosuras e bobices” de Fanny Abramovich, me dei conta que era importante também ler para os maiores, eles também gostam de histórias, e lendo para eles eu iria estimular a leitura. Iniciei contando a história do pequeno Príncipe, onde conto uma parte e paro quando a história fica para acontecer algo. Eles esperam anciosos para que chegue no outro dia, para saber o que aconteceu. Houve um estímulo para a leitura, agora quando eles terminam as atividades pegam um livro da biblioteca da sala.
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