Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é escolas burguesas) que ele qualificou de educação bancária . Nela segundo Freire o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil, sua tônica fundamentalmente reside em mudar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador a criatividade. Enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente a educação que defendia tinha a intenção de inquieta-los.
Diante dos alunos, o professor mostrará lado a lado a palavra e a representação visual do objeto que ela designa. Os mecanismos de linguagem serão estudados depois do deslocamento em sílabas das palavras geradoras.
O conjunto das geradoras deve conter as diferentes possibilidades silábicas e permitir o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante a leitura e escrita.
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápida e acessível aprendizado, mas pretende habilitar o educando a ler o mundo trata-se de aprender a ler a realidade, conhecê-la para em seguida poder reescrever essa realidade transformá-la.
Nosso papel como educador não é falar sobre a nossa visão do mundo, ou tentar impôr-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão do mundo, se que manisfesta nas várias formas de sua ação, reflete a sua situação no mundo em que se constitui. Segundo Freire o tema gerador, é o universo mínimo temático, uma proposta metodológica que tem como base a teoria lógica do conhecimento. O tema gerador permite elaborar idéias de diversos pontos de vista. Assim sendo, podemos dizer que o educando deve estar diante de situações de conflitos desafios para que passe pelos estados de reconstrução, desconstrução e construção provisórias, criação e recriação para que assim desenvolva seu pensamento critico e o na busca pelo novo conhecimento, fazendo uma leitura e releitura de mundo, a qual permite uma nova leitura.
Utilizar o diálogo, e também a troca de saberes possibilita ao educando aprender com o outro , a aprendizagem é mais rápida e eficaz. O Trabalho com temas geradores possibilita ao educando interagir com o meio ao qual esta inserido, estando o tema gerador dentro de sua realidade ficará a aprendizagem significativa resultando em uma alfabetização bem mais rápida e educandos mais participativos nas aulas.
Um comentário:
Ceres,
consegues trazer uma evidência de tua prática docente para tua argumentação nesta postagem? Consegues trazer um exemplo de como trabalhas com teus alunos?
Beijos
Melissa
Postar um comentário