domingo, 22 de novembro de 2009

Leitura

Trabalhar com vários tipos de textos irá contribuir em muito no processo de alfabetização e também quando eles iniciarem a criar as suas próprias histórias. Em nossa sala confeccionamos uma boneca e na cabeça colocamos sementes de alpiste e molhávamos todos os dias e nasceu ramificações, as crianças ficaram maravilhadas, a cada dia um levava para casa para cuidar dela e relatar em um diario junto com a família como foi a sua visita o que fizeram. No dia seguinte na rodinha eles contavam para os colegas como foi a recepção da boneca em sua casa. A oralidade é bastante trabalhada neste tipo de proposta até as crianças mais tímidas participam.
Ao ler o texto: PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LEITURA COMPLEMENTAR 6-Fala do trabalho de textos com palavras já conhecidas pelas crianças, que elas já tenham visto escritas ou mesmo escutado com alguma freqüência, é mais fácil para elas reterem o texto. E também fica mais fácil para associar as sílabas destas palavras a outras palavras.

Um comentário:

Melissa disse...

Ceres, penso que não ficou clara, em tua postagem, a relação entre a prática que realiza e o texto lido. Qual o foco desta postagem? Qual o argumento principal?
Beijos
Melissa