domingo, 4 de outubro de 2009

Surdos

Ainda não trabalhei com educandos surdos, se hoje recebesse seria preciso que rapidamente aprendesse a comunicar-me com ele, sei que não é suficiente conhecer a Língua Brasileira de Sinais para poder atuar eficazmente com o educando Surdo. É também necessário conhecer a Cultura Surda através da participação e vivência na comunidade Surda, aceitação da diferença e paciência para inteirar–se nela.
Sei que a diversidade é condição humana, é natural a todas as espécies, é condição para que possamos nos desenvolver, nos aprimorar e nos modificar constantemente. Nesse sentido, é importante olharmos para os sujeitos relacionando-os com o ambiente sócio-cultural do qual participam.
Ainda que a escola não seja o único lugar possível e necessário de desconstrução de uma visão homogeneizadora acerca da constituição dos sujeitos, é fundamental que ela se mobilize em discutir alternativas de legitimação do outro garantindo uma educação em sintonia com os princípios orientadores de uma escola para todos. A escola é um lugar onde uma rede complexa de significados e comportamentos são compartilhados na convivência entre todos.
No semestre passado na interdisciplina Educação com Pessoas Especiais, aprendi bastante sobre a diversidade e pude compreender melhor o quanto é importante nos apropriarmos de informações diversas sobre vários tipos de Necessidades Especiais bem como a importância de termos um olhar diferenciado sobre o aluno(a) procurando oferecer a ele(a) meios , recursos, para que ele possa progressivamente apropriar-se de saberes, e que através de trocas suas relações afetivas venham a ampliar-se e que esta interação com o outro venha contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo. Todos ganham com a inclusão, aprendemos a respeitar, a conviver com as diferenças, aprendemos ser mais afetuosos, esquecemos da individualidade.

Um comentário:

Melissa disse...

Ótimas colocações Ceres, mas fica faltando o que você pensa sobre estas alternativas. Seria interessante ser um pouco mais especifica em tuas colocações. Por exemplo, com esta interdisciplina de Libras, até este momento, conseguiu pensar (bolar) algo que poderia propor como uma alternativa?
Que a escola precisa buscar soluções já sabemos, o importante, em teu portfólio, é que coloques o que tu proporia, o que tu pensa especificamente sobre o assunto..., entende?!

Beijos
Melissa