O filme “O menino Selvagem”relata a história de uma criança que por um milagre sobreviveu sozinho na selva, alimentava-se de bolotas e raízes, trepava em árvores, possuía um olhar vago, adorava chuva e água fresca. Esta criança é arrancada a força de seu habitat natural, fiquei imaginando seu sentimento em deixar o seu lar ao qual sobrevivera por tantos anos. O menino selvagem é entregue aos cuidados de um aldeão que o protege da curiosidade dos camponeses. Um médico lê uma notícia sobre este acontecimento e reconhece como seria útil examinar esta criança e determinar o seu grau de inteligência.
Itard compreende que se trata de uma situação excepcional: um adolescente privado de educação por ter vivido afastado dos indivíduos da sua espécie.
Ele era tratado com muito carinho e cuidados ele parecia não estar confortável em seu novo lar. Certo dia ele fugiu pela janela e foi pela floresta e quando sentiu fome tentou pegar uma galinha (para comer)onde foi surpreendido pelos donos da casa o afugentando. Depois retornou para casa. Não sei se ele considerava o seu verdadeiro lar a casa de Itard, penso que o seu verdadeiro desejo era retornar para a selva. Aparentemente parecia ser surdo por não falar, ele não falava porque não fora ensinado a linguagem oral. Aos poucos foi aprendendo a comunicar-se.
As raizes da história de educação dos surdos é marcada por vários fatores eles eram rejeitados pela sociedade; os surdos não podiam casar, os surdos eram considerados inferiores;
iIsolados nos asilos para que pudessem ser protegidos, viam os surdos como “anormais” ou “doentes”; poucos reconheciam os sujeitos surdos como cidadãos. Itard acreditava que Vitor também fora abandonado na selva pela família.
O filme é muito bom, pois descreve como eram tratadas as pessoas que nasciam surdas,era um crime bárbaro. Fiquei imaginando Vitor vivendo sozinho na selva, foi um milagre ter sobrevivido, também seu desejo em voltar para lá.
Um comentário:
Ceres,
penso que esta postagem poderia ser dividida em duas postagens distintas que tratam do mesmo tema...
Citou o filme, mas não colocou tua reflexão sobre ele.... Falou do filme, sem tua opinião, e partiu para a história da educação para surdos!!
os assuntos estão ligados, mas são reflexões diferentes. Concorda?
Reveja isto, ok?!
Beijos
Melissa
Postar um comentário