Na interdisciplina do Seminário Integrador VII, aprendemos uma forma que ainda não conhecia de elaborar um Projeto de Estudos, que parte de um assunto em que o educando tenha interesse em aprender e depois levantamos certezas e dúvidas provisórias. Assim o projeto de estudos ganha mais informações iniciais e com isso posso partir do que meus educandos já conhecem. Em minha escola não é adotado Projetos de Estudos, fica a critério de cada professor em sala de aula elaborar ou não. Eu adoto esta prática, o planejamento fica mais rico, os educandos participam mais deste planejamento e também a aprendizagem torna-se mais concreta e significativa pois um assunto liga ao outro posso facilmente trabalhar todas as áreas do conhecimento. Parto de um assunto levantado por eles em média dura entre três semanas a um mês e meio, dependendo do interesse da turma. Os estudos são realizados seguindo um ritmo para curiosidades e necessidades dos educandos, sempre proponho o diálogo.
O Trabalho com Projetos de Estudos possibilita ao professor trabalhar partindo do que o educando já sabe e o que deseja aprender, proporcionando a ele que participe na elaboração e construção do conhecimento, tornando as aulas agradáveis e produtivas, há um elo, é possível trabalhar com a interdisciplinariedade envolvendo várias áreas do conhecimento.
Um comentário:
Ceres,
confirme, por favor, o nome da metodologia. Tem certeza que se chama Projeto de Estudo?
Outra coisa, sugiro que descreva com poucas palavras um projeto que já tenha desenvolvido com teus alunos. Como começou? O que motivou? Como organizaram a pesquisa?...
Traga esta experiência como uma evidência para tuas colocações.
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