terça-feira, 1 de setembro de 2009

“O menininho”, de Helen Buckley

Lendo o texto O memininho de Helen Buckley,pude recordar minha infancia escolar, a cópia e reprodução era bem marcante... Desenho pronto para pintar, linhas para preencher, e não eram poucas, quanta criatividade perdida, erámos tolidos em criar, montar, construir algo novo... No mural eram desenhos totalmente iguais uns aos outros, pois a professora deixava um modelo a seguir colado com uma fita no gradro negro.Ficávamos presos a a reprodução, se ficava igual o da professora era melhor ainda.
Penso que meu trabalho é bem mais que apresentar e moldar meus alunos a fazerem todos do mesmo jeito, desta forma de ensinar como irei tornar meu aluno letrado? O aluno precisa ser livre para fazer como ele gostaria que fosse, valorizando sua produção e o incentivando.
Isso também se aplica para outras áreas do conhecimento, não quero que meu aluno se torne mero reprodutor de algo, quero que ele mesmo produza e construa suas próprias conclusões.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Ceres:
É muito pertinente o que trazes a respeito desse tema. Colocas, entre outras situações, que na tua infância escolar, a cópia e reprodução era bem marcante. E o hoje, o que tens constatado no teu entorno com relação a esse procedimento? Essa prática ficou no passado? E a Proposta Pedagógica o que contempla?
Fica o desafio para a reflexão.
Grande abraço.
Celi

Melissa disse...

Oi Ceres :-)
Apresentou ótimos argumentos, penso apenas que seria interessante observar as evidências apresentadas em tua postagem. Por exemplo, ao citar uma leitura seria interessante colocar recortes que evidenciem tuas colocações, entende?

Quando falas de teu trabalho, seria interessante ser mais específica apresenatndo uma atividade desenvolvida, por exemplo.

Pense sobre minha colocação!
Beijinhos
Melissa