segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Contribuições para a Didática

Comênio, revolucionou a forma de ensinar. Da mesma forma os princípios gerais da didática exprimem o espírito conservador e renovador do momento, ou seja, enquanto por um lado, na exposição docente do conteúdo, na passividade do aluno a quem cabe apenas ouvir, destaca-se, por outra parte, como nova forma de ensino, a imitação da natureza, a observação e experimentação, os processos das artes mecânicas, os métodos da nova forma de trabalho e da ciência. Na pedagogias tradicional, o aluno, suas necessidades e suas capacidades não são consideradas, o enfoque da pedagogia se concentra no professor e nos conteúdos a serem trabalhados. Ao contrário disso, Comênio chama a atenção para respeitar a capacidade de compreensão do aluno (cap. 162), não sobrecarregar as aulas, progredir do fácil para o difícil, cuidar da motivação dos alunos (cap. 17), animar os alunos a ensinarem uns aos outros (cap. 18) e alterar o trabalho com descanso através de conversa, brincadeira ou música (cap. 15). O realismo do ensino: A aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Neste sentido, Comênio acusa as escolas de formarem alunos que normalmente só conseguem repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando. Contra isso, ele propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram (cap. 18).Esta forma de ensino faz com que o aluno interaja e compreenda o que esta aprendendo e não ficando na memorização de informações.Acredito que o professor tem um papel muito importante na formação do aluno como agente na sociedade. Estarei eu contribuindo para a formação plena dando cópias de livros, trazendo folhas prontas, trabalhando como por exemplo separação silábica ela por ela só. Há todo um contexto por trás do verdadeiro ensinar. Não enchendo linhas ou até mesmo realizando cópias faz com que meu aluno esteja realmente aprendendo, mas fazewndo com que realmente participe das atividades tanto na construção como na execução.A aula terá um verdadeiro significado.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima reflexão Ceres.
Parabéns!
Beijos
Melissa