terça-feira, 7 de outubro de 2008

Módulo 2:Organização Curricular da Escola



(PPP)
CONCEPÇÃO CURRÍCULO
O processo de construção do Projeto Político Pedagógico realizou-se durante as reuniões pedagógicas da escola, ocorridas quinzenalmente, tendo sempre em mente o diagnóstico sobre a realidade da comunidade. Desde o início do ano letivo de 2008as discussões a respeito do assunto fizeram parte desses encontros.
As discussões sobre os eixos que subsidiaram este Projeto foram realizadas de forma coletiva, em vários encontros, com a participação da comunidade escolar. A segunda fase de elaboração do Projeto consistiu na revisão do material realizada por uma comissão de professores.
(REGIMENTO)
NORMAS CURRÍCULO
PROPOSTA PEDAGÓGICA E CURRICULAR
Desejamos proporcionar uma escola que respeite a criança em suas individualidades e ofereça condições para que ela possa ter auto-conhecimento e autonomia. Nesse sentido, nossa preocupação é com a educação do homem e não apenas da pessoa em situação escolar, numa instituição de ensino. O aluno passa a ter parte da responsabilidade na sua educação e essa terá como prioridade a criação de condições que facilitem a aprendizagem pessoal. Nosso entendimento é de que o sujeito se constrói num processo contínuo, ligando-se a outras pessoas e grupos, é um ser inacabado que constrói a realidade e por essa é construído. É na interação com a realidade que se dá a sua construção, sempre buscando o convívio possível, a comunicação e o agir em comum, respeitando as diversidades que são características fundamentais da realidade. Nesse contexto, entendemos que o homem conhece ao experimentar, sendo essas vivências plenas de significados. A partir daí inicia-se o crescimento individual. Os desafios, as curiosidades ou necessidades de resolver problemas é que desencadearão o conhecimento. A nossa proposta traz a importância da participação ativa do aluno na construção do conhecimento, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja voltado ao educando. Neste sentido entendemos que a tarefa do professor deve ser a de organizar um ambiente favorável à ação, à experimentação e ao intercâmbio entre alunos/professor, criando situações que motivem estas a pensar por si mesma, ativamente, sem querer obter dela, apressadamente, respostas e soluções “corretas” aos problemas e desafios vivenciados.
(PPP)
CONCEPÇÃO AVALIAÇÃO

Assim, baseada no princípio da construção do conhecimento pelo estudante, tendo o professor como agente educador e mediador do processo pedagógico, a proposta curricular para o ensino fundamental busca fundamentar-se numa concepção de ensino interdisciplinar. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, do 1º ano até a 4ª série nossa escola trabalha as áreas do conhecimento citadas à cima de maneira globalizada obtendo apenas um conceito. Na 5ª e 6 ª séries são trabalhadas as áreas do conhecimento integradas juntamente com Língua Estrangeira (inglês), porém distintas por professores e conceitos.
(REGIMENTO)
NORMAS AVALIAÇÃO
A avaliação é compreendida como um procedimento pedagógico pelo qual se verifica continuamente o desenvolvimento da aprendizagem e se decide, caso necessário, sobre os meios alternativos de estudos de recuperação ou reforço.
Pensando nisso nossa escola busca constantemente romper algumas resistências a respeito da avaliação classificatória onde é verificado somente o rendimento escolar para possível aprovação e reprovação ao final do processo. Entendemos que a avaliação é contínua e qualitativa e deve ser capaz de colocar à disposição do professor informações mais precisas sobre os processos de aprendizagem, crescimento do aluno. Para isso, pensamos que é preciso avaliar o educando sob diferentes aspectos: cognitivo, relacional e social. Esse tipo de avaliação permite também que um problema de aprendizagem seja prontamente percebido, de modo que possamos tomar as providencias necessárias para superá-lo, na medida do possível. Ás vezes, a dificuldade pode estar com o aluno, que tem um ritmo diferente dos demais e precisa de mais tempo para aprender, às vezes, pode estar com o professor, que não conseguiu ainda encontrar a melhor forma de ensinar aquele aluno, porque cada um tem um jeito diferente de aprender. Nesse sentido, acreditamos que alunos e professores devem ser avaliados.
A auto-avaliação do professor é muito importante, pois assim ele poderá criar condições e estratégias para auxiliar o aluno na construção do seu conhecimento. Faz-se necessário oferecer aos professores estudos e espaços de discussão, porque é através do aprofundamento teórico e troca de experiências que esses poderão tomar consciência do significado dos procedimentos avaliativos. A avaliação não é apenas um instrumento para a aprovação ou reprovação do aluno, ela é também fundamental para que possamos promover um ensino de qualidade para todos, pois é ela que nos indica onde estão nossos tropeços e nossas qualidades, onde precisamos investir mais e onde podemos caminhar com segurança.
A partir dessa concepção de avaliação, nasceu à proposta de realização de conselhos de classe participativo, ação que estamos implementando gradativamente, visando à construção de um ambiente democrático onde alunos e professores interagem, e a avaliação é vista não como punição, mas como um momento de reflexão para criação de novas práticas, novas estratégias. Quanto à organização da avaliação, essa se dá de acordo com o Regimento Escolar da Secretaria Municipal de Educação, onde os resultados são expressos trimestralmente, por Parecer Descritivo e em conceitos: Muito Satisfatório (MS), Satisfatório (S), Insuficiente (I).
CONCEPÇÕES E NORMAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO
Nossa avaliação escolar preocupa-se com o processo de aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular e ocorrendo por meio de um acompanhamento do aluno com o objetivo de reorientá-lo a cada dificuldade encontrada, situa-se na perspectiva formativa.
No final de cada trimestre, levantamos dados fornecidos pelos professores quanto ao rendimento dos alunos, avaliações aplicadas, não só para diagnosticar seus avanços escolares mas também reavaliarmos nossa prática pedagógica. Acrescentar e retirar conteúdos do nosso currículo. Se constatado que as propostas pedagógicas da escola e o índice de aprendizagem não está sendo satisfatório reavaliamos nossos métodos para que assim tenhamos uma melhor qualidade de ensino .

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ceres, penso que nessa postagem trazes a parte "prática" das reflexões realizadas na postagem anterior, pois trazes a realidade da tua escola pensada a partir dos processos apresentados na postagem que a precede. Abração, Sibicca