domingo, 25 de maio de 2008

Meio ambiente

1 - TÍTULO DA ATIVIDADE: Como é o lugar em vivemos

2 - JUSTIFICATIVA – O assunto a ser abordado é de extrema importância, pois o alunos necessitam conhecer o meio em que está incerido, como está sendo tratado, aspectos positivos e aspectos que precisam melhorar. Também apresentar ao aluno que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos.

3 - OBJETIVO(S)
#Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente transformador do mundo em que vive.
#Desenvolver uma ação educativa e alternativa para a sensibilização dos estudantes quanto a importância da preservação do meio ambiente e despertar a responsabilidade de todos frente a este desafio.
4 - ATIVIDADE PRÁTICA Irei introduzir o assunto a partir desta história: Os alunos em grupos dramatizam a história.
- Bom dia! Eu sou a Dona Abelhuda e estou falando diretamente da Lindo selva. Estou aqui para fazer uma entrevista com um dos habitantes deste lugar. Vamos falar com a Dona Árvore.
- Dona Árvore, como é morar neste lugar?
- É simplesmente magnífico. Este lugar é lindo, tudo limpo, o ar é puro, a piracema é respeitada.
- Dona Árvore, você tem alguma preocupação por aqui?
- Olha, Abelhuda, eu tenho um medo. Pelo fato de nós termos diferentes tipos de espécies de animais e de árvores, o homem pode ver destruir tudo isso.
- D. Abelhuda, muito obrigada por sua atenção.
Vamos agora transferir esta reportagem para Destruilândia, com a repórter Melissa:
- Bom dia, Brasil, vamos agora conversar com o Senhor José. Ele é uma das pessoas que
dependem deste lugar, retirando daqui o seu sustento. Ele caça, pesca e retira as madeira das árvores para fazer a lenha.
- Senhor José, porque o senhor está destruindo este ambiente?
- Estou fazendo isto para sobreviver. Em breve, aqui será construída uma cidade.
- Muito obrigada Senhor José.
Agora vamos falar com a Capivara.
- Dona Capivara, como é viver neste lugar?
- Depois que o homem começou a habitar neste lugar, a nossa vida está bem pior. O rio que nós
bebíamos água está poluído, o ar que respiramos também. As árvores foram cortadas, não
temos mais casas e a nossa comida já é escassa.
Vamos transferir esta reportagem para Harmolândia, é com você Carlos:
- Bom dia, estou aqui em Harmolãndia, pra conversar com o Engenheiro agrônomo Pedro que nos explicará todos esses contrastes que acontecem no meio ambiente.
- Alguns lugares são diferentes. Existem lugares preservados e outros não. No caso de
Lindoselva, o lugar está plenamente preservado, e isto é bom. Já Destruilândia um dia já foi com Lindoselva, porém, os homens destruíram este lugar por ganância ou necessidade de sobrevivência. Os homens precisam de móveis e os retiram das árvores, eles precisam de roupas e por isso matam os animais. Eles não têm uma educação adequada, pois jogam lixos e produtos químicos nos rios e os poluem, queimam as matas e poluem o ar.
- Pedro, passe uma mensagem para todos os moradores de Destruilândia.
- Minha mensagem é para que eles evitem jogar lixo no chão e nos rios e aproveitem pra fazer reciclagem. Eles também não devem queimar as matas nem desmatá-las. Eles poderiam fazer o reflorestamento. Não devem caçar animais, principalmente aqueles que estão em extinção.
- Muito obrigado pela entrevista.
E vamos terminando aqui nossa série de reportagens sobre o Meio Ambiente.

2- Divisão do grupo: a história será dividida por lugares: Destruilândia, Harmolãndia, Lindoselva, cada grupo irá fazer uma descrição do seu lugar, como é, fatores que vavorecem e prejudicam o meio, que atitudes precisariam ser tomadas para reverter ou conservar esse meio. ( Confecção de cartazes)
Cada aluno irá receber uma ficha de entrevista:
1ª Etapa:
Para despertar “a necessidade da socialização” do conceito mediato de ambiente, foi planejado, pelos próprios alunos, a elaboração de um questionário para entrevistar pessoas da comunidade e, posteriormente, a montagem de uma reportagem sobre o tema.
O questionário consistia em perguntas sobre o que é o meio ambiente, como é o ambiente onde eles vivem, o que eles podem fazer para melhorá-lo, quais eram as suas maiores reclamações sobre o local e sobre as pessoas que freqüentavam o mesmo, entre outras..

Assim, os estudantes realizaram a entrevista e compararam os dados coletados na pesquisa, semelhanças e divergências nas respostas dos entrevistados.

Nome: _______________________________________________
Profissão:_____________________________________________
Local da pesquisa:________________________________________
1) O que você acha sobre esse bairro?
Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( )
2) Qual o lugar desse bairro você mais gosta?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
3) Você acha que esse bairro é bem preservado ou precisa de modificações? Quais?
Sim ( ) Não ( )
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
4) Você gostaria de uma área de lazer no bairro? Como esta área seria?
Sim ( ) Não ( )
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
5) Qual a sua maior reclamação em relação às pessoas que freqüentam esse ambiente?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
6) O que você pensa sobre a educação da população em relação à limpeza dos bens públicos?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
7) Que soluções você encontraria para as erosões que existem neste bairro?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
8) O que você faria para melhorar o meio ambiente que você vive?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
9) Como você vê a postura dos seres humanos em relação ao meio ambiente?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
10) O que você entende sobre meio ambiente?

2ª Etapa: Problematizando
Para gerar uma situação-problema, organizou-se um debate entre alunos,e professora sobre os dados coletados. A partir desta análise, os alunos perceberam que grande parte das respostas tinha o mesmo conceito de meio ambiente “um lugar bonito composto por flores e animais”. Nesse momento, os alunos perceberam a contradição entre sua concepção de ambiente e o saber imediato da população, surgindo, então, a questão problematizadora:
COMO FAZER COM QUE A POPULAÇÃO REPENSE O SEU SABER ACERCA DO MEIO
AMBIENTE?
A análise dos dados coletados chamou a atenção do aluno para o fato de a sociedade, em geral, não possuir o conceito elaborado de meio ambiente. Essa tomada de consciência, auxiliada pela compreensão da questão, gerou a necessidade de ele buscar propostas de sensibilização que provocassem na população um outro olhar para o ambiente e,conseqüentemente, a elaboração de um conceito mais elaborado. No dizer do aluno, havia a necessidade de uma conscientização coletiva a esse respeito.

3ª Etapa: Sistematizando
Pela discussão da questão, percebeu-se que os alunos queriam buscar uma solução, quando depararam com a discordância entre o conceito de meio ambiente deles e o da população. E, dessa forma, eles compreenderam a necessidade de difundir esse novo conceito que aprenderam, colocando em prática a capacidade pessoal de cada um quanto à atuação na sociedade.
Os alunos, então, elaboraram propostas que fossem capazes de socializar esse conceito mais elaborado de meio ambiente que assimilaram. Dentre as inúmeras propostas sugeridas por eles, foram destacadas as seguintes: realização de palestras, cartazes para conscientização, peça de teatro. Notou-se, assim, que eles refletiram a respeito da eficácia de tais propostas no momento de selecioná-las, escolhendo a que mais se adequasse ao contexto social deles, bem como, o tipo de texto mais adequado aos seus anseios.
A partir das propostas dos alunos, pôde-se perceber que houve uma sensibilização por parte deles acerca da importância da socialização do conceito de meio ambiente. Concluiu-se, então, que eles deixaram de considerar a temática ambiental um assunto meramente escolar, sendo, então, considerado um tema de interesse de toda a sociedade.
Pôde-se constatar, então, uma preocupação maior dos alunos em relação ao uso da língua escrita, uma vez que os seus textos seriam expostos no jornal-mural e teriam, por isso, vários leitores.

5 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Introdução:
Há uma preocupação com os problemas ecológicos atuais, leva necessariamente, a considerar o ambiente e a proteção dos Recursos Naturais renováveis, à defesa do ambiente saudável, sob uma multiplicidade de enfoques. Nesse sentido, não é mais uma questão que diz respeito apenas aos cientistas, aos biólogos, aos químicos, aos naturalistas etc.. Passa a ser uma preocupação de todos nós.
Nessa perspectiva filosófica, ensinar não se resume na mera transmissão (declamação) do conceito científico e nem na simplificação deste. Para ARNONI (2004), a conversão ou transformação do conceito científico em conteúdo de ensino é necessária, para que ele se torne ensinável (para o professor), assimilável (para o aluno) e preservador do conceito científico, realizado no planejamento das atividades pretendidas. que preconiza:
[...] os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da mediação
dialética, centram-se na problematização de situações capazes de gerar
contradições entre o ponto de partida (imediato) e o ponto de chegada
(mediato) dos referidos processos, provocando a superação do imediato
(representação do cotidiano) no mediato (conceito científico), possibilitando,
assim, a aprendizagem pela elaboração de sínteses cognitivas. (ARNONI,
2004).
O Planeta vive um período de grandes avanços tecnológicos e científicos e, por outro lado, uma grande degradação dos ecossistemas e de todo o ambiente que o rodeia. A própria humanidade tem acompanhado essa degradação ambiental, manifestando distúrbios físicos, psicológicos e sociais, tanto individuais como coletivos.
Para resolver ou amenizar esses impactos sobre o Ambiente, é preciso trabalhar em sala de aula esses assuntos de tamanha importância para a sustentabilidade do planeta, para conscientizar os alunos ,dos seus direitos e deveres para com o mesmo e assim, encontrar alternativas de conservar o ambiente para si e para as gerações futuras. Surge, então a Educação Ambiental.
Este estudo têm como uma de suas finalidades possibilitar qualidade de vida. Tem o propósito desenvolver no aluno uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais convivemos, respeitando seus ciclos vitais. Isto só pode ser alcançado se as pessoas se conscientizarem do seu envolvimento, de suas responsabilidades.
Necessitamos com urgência desenvolver uma ciência da biosfera, de modo que possamos reconhecer e compreender os impactos da atividade humana sobre os sistemas que mantém a vida na Terra.

6- Bibliografia:
BARBIERI, Edison. Desenvolver ou preservar o ambiente? São Paulo: Cidade Nova. 1996.

BOFF, Leonardo, In: GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra: Escopedagogia e educação sustentável, 2000 [s.l].
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Metodologia da Mediação dialética e o ensino de conceitos científicos. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, PUCPR,Curitiba. CD-ROM ISBN: 85 7292-125-7.

7- AVALIAÇÃO Minha preocupação inicial, foi despertar nos alunos uma visão mais abrangente do meio ambiente. Também mostrar que ele está incerido e que tem responsabilidade com o mesmo. No inicio do trabalho os alunos partiram de uma visão muito vaga do que é meio ambiente, e está foi modificando-se depois das propostas desenvolvidas. Houve todo um envolvimento por parte dos alunos, todos participaram e contribuíram com idéias para a excussão das atividades aqui apresentadas. Este tipo de proposta ultrapassa as paredes de sala de aula, o aluno passa a ser parte ativa do processo ensino aprendizagem.

Nenhum comentário: