sábado, 24 de maio de 2008

Enfoque 3



PROJETO "A COR DA CULTURA"Respeitando Diferenças, Construindo Maravilhas".

Objetivo: Conhecer, abordar a problemática do racismo, da discriminação e do preconceito, que ainda é parte integrante de nosso meio.

Série: 3ª

Metodologia:
Recebemos kit do Projeto "A Cor da Cultura", apresentação esta ocorrida nos primeiros dias maio de 2007 até o final do ano. Começamos trabalhando com a identidade e a percepção de si, de acordo com a concepção étnica de cada um.

1ª Atividade: Modelagem do rosto na argila, buscando a sua essência, sua. A percepção de si, enquanto ser múltiplo, criava uma possibilidade de olhar para o outro, de forma a respeitar sua diversidade. Assim, introduziu-se a temática da História da África, desmistificando a caótica visão que a mídia acaba construindo desse continente.
Trabalhei com o :Vídeo "Nota 10". A partir de um conceito prévio do que seria África para eles, classificaram o Continente por intermédio de cinco pares de antônimos:
Posteriormente a montagem do mapa da África com os recortes de cada região classificadas pelos pares Doença-Saúde, Pobreza-Riqueza, Tribo-Civilização, Atraso-Desenvolvimento, Instabilidade Política-Estabilidade Política, assistimos ao vídeo com a explicação dos estereótipos quando se trata do continente africano. Os alunos, muitos, é verdade, ficaram surpresos por conhecer um outro lado da África que não o veiculado nos meios de comunicação, a África veiculada pela mídia é a que grassou nos mapas criados por elas.

2ª Atividade: kit do Projeto "A Cor da Cultura" foi a Roda de Conversa, momento dedicado ao debate e a discussão sobre as relações de discriminação e racismo existentes na Escola, no Bairro, no Trabalho e na Mídia em geral. Esse trabalho foi muito interessante, pois situações vividas por eles são trazidas à tona, às vezes, de forma dolorida, mas que nos permitem desmistificar certos posicionamentos que são socialmente construídos e ajudam a excluí-los ainda mais da integração social. Como exemplo, posso citar as babás negras que são sempre interpeladas se conhecem a criança, se os patrões estão cientes de que ela levará o bebê e assim por diante. A constatação de que grande parte das profissões com menor grau de instrução, figura sempre o negro e, ao nível inverso, há menos negros em carreiras promissoras.
Falar de racismo é sempre algo muito complexo. Como venho relatando, a dificuldade esbarra na construção do mito de democracia racial, em que vivemos. É difícil admitirmos que somos um povo racista e que temos atitudes discriminatórias com o outro. Mas, procurei abordá-lo de maneira clara, sem rodeios e subterfúgios, tentando abrir um espaço de discussão e não um espaço inquisitorial, pois temos o interesse de edificar uma eqüidade racial, e não, condenar os brancos pelo passado-presente de superioridade. Os excessos trazem sempre descontrole e intolerância. Assim, o aluno sentia-se incomodado quando ele se reconhecia como sendo o preconceituoso! Ser identificado numa situação de discriminação validava o discurso social, forjado nas entranhas do tempo, de um país marcado pela condição de desqualificação do outro, sem respeito às suas tradições, suas culturas, seu cotidiano, seu modo de viver, suas opções sexuais, suas deficiências.
3ª Atividade: o vídeo "Nota 10", nesse primeiro momento, e também o apoio do livro Modos de Ver. Esse trabalho permitiu aos alunos a compreensão de que a sociedade constrói certos preconceitos que atingem não só o indivíduo, como perpetua a integração ou a exclusão de todo um grupo. Reinventamos os espaços culturais, ressignificamos os conceitos sobre arte, e trabalhamos, associados à construção de um trabalho escrito sobre a História da África e de sua Cultura, outra atividade, a arte africana desde a arquitetura ao artesanato.
4ª Atividade: Heróis Não, não é uma série sobre o Super-homem ou o Batman. Heróis de todo mundo é uma série de interprogramas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos. Ah! E são negros.Chiquinha Gonzaga era negra? O André Rebouças é o do túnel? Diamante Negro não é um chocolate? Sim, para todas as alternativas anteriores.

5ª atividade: Hora do conto:

Livros A Botija de Ouro O livro conta a história da amizade entre duas crianças que lutam contra a escravidão.


Ifá, o Adivinho O fazer e o refazer da cosmogonia africana em terras brasileiras, por meio do candomblé.

Menina Bonita do Laço de Fita
Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela. Um dos maiores sucesso da autora.

Trabalho em conjunto com o laboratório de informática:

Jogos Fui à África e vi... e Tocando Junto.

Leia a explicação, clique na imagem e boa diversão

Tocando Junto

Neste jogo, você irá conhecer vários instrumentos de origem africana, ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda. Para jogar, você deve escolher uma das 3 músicas. Em cada música, há um grupo de instrumentos. Você poderá escutar a música e depois tocar junto com o computador.

Escolha sua música e divirta-se!

Fui à África e vi...Vá até a África conhecer os animais daquele continente e exercitar a sua memória!

Para jogar, basta repetir a seqüência de animais que o computador fizer. Por exemplo. O computador vai apresentar “leão”. Então o desenho do leão vai aparecer e desaparecer. Você deve clicar com o mouse imediatamente sobre o “leão” desenhado no mapa. Depois o computador vai repetir “leão” e mais outro animal, sempre acrescentando mais um à lista iniciada com o jogo. E você deve sempre clicar sobre os animais que ele falou, repetindo a ordem da seqüência, sem errar.

Dê um passeio pela África e boa sorte!

6ª Atividade: Rotas da Escravidão (Mapa da Diáspora Africana) Lâminas

As cores (exceto a preta) identificam os responsáveis pelo comércio de escravos saídos da África, do início do século XVII até 1873. A maior parte dos negros escravizados foi vendida por europeus no continente americano.





Como os tantãs na floresta
Reflexões sobre o ensino de História da África e dos africanos no Brasil
Por Mônica Lima
Em 9 de janeiro de 2003 foi aprovada a Lei nº 10.639, que tornou obrigató­rio o ensino de História e cultura afro-brasileira, bem como de História da África e dos africanos, nos estabelecimentos de ensino públicos e privados no Brasil. Esses conteúdos iriam incluir, ainda segundo o texto da lei, a luta dos negros no nosso país, a cultura negra brasileira e a contribuição dos ne­gros na formação da sociedade nacional, como subtemas que passariam a ser necessários aos estudos de História do Brasil. Essa lei alterou o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional e está em vigor.
Podemos procurar olhar com um certo distanciamento essa medida e nos perguntar: por que a necessidade de uma lei para fazer valer a presença de um conteúdo tão evidentemente fundamental na História geral, e em espe­cial na História de grupos humanos que participaram diretamente da for­mação do nosso país?
Desde o início da construção do conhecimento sobre as sociedades huma­nas sabe-se que elaborar e dar sentido à História de um povo é dar a esse povo instrumentos para a formação de sua própria identidade, com a ma­téria-prima desta, que é a sua memória social.
A inclusão deturpada ou exclusão deliberada de algum aspecto dessa His­tória pode implicar a criação de uma identidade ou de uma auto-imagem distinta da realidade daquele grupo humano, distorcida ou definida segundo elementos ideológicos distantes do real. A História do Brasil, ou melhor dizendo, da sociedade brasileira, é um exemplo claro: durante muito tempo a historiografia ocultou e ignorou a contribuição das sociedades e culturas africanas para a nossa formação social.
A raiz desse ocultamento estava na ignorância e no preconceito sobre a vida social e a história desses grupos humanos e, sobretudo, na necessida­de de domínio sobre eles, com objetivos de escravizá-los ou colonizá-los. Essa raiz, portanto, se situava na própria história das relações estabelecidas com os povos africanos por parte dos grupos dominantes das sociedades, nas quais nossos primeiros historiadores se espelharam para construírem os saberes oficiais sobre o Brasil.
HISTÓRIA DOS AFRICANOS NO BRASIL E IDENTIDADE BRASILEIRA
A negação dessa História esteve sempre associada nitidamente a formas de controle social e dominação ideológica, além do interesse na construção de uma identidade brasileira despida de seu conteúdo racial, dentro do cha­mado “desejo de branqueamento” de nossa sociedade. Característico da se­gunda metade do século XIX, esse desejo ainda vigora dentro de alguns se­tores sociais mais retrógrados, embora a luta por mudanças no campo do ensino da História tenha criado embates ao longo do século XX.
A dificuldade em lidar com o tema parecia tanta que mesmo setores pro­gressistas se recusaram durante certo tempo a fazer desta pergunta – por que a ausência de História da África e dos africanos no Brasil nos conteú­dos escolares? – uma questão. Muitos acreditaram que a luta dos africanos, na África e no Brasil, deveria ser estudada dentro da categoria “luta dos do­minados, dos oprimidos” ou qualquer outro título que queiramos dar à história dos excluídos. Portanto, não mereceria uma atenção especial em si – afinal, esse coletivo tão longamente ignorado pelos livros escolares não se definiria por outra coisa senão pelo lugar social que ocupava, ou seja, como trabalhador explorado. Assim, ao serem resgatadas as grandes massas para a História, entrariam, junto com todos, gloriosamente colocados em sua condição de protagonistas, os africanos e os afro-descendentes no Brasil. Estariam em seu devido lugar? Nos livros didáticos de História do Brasil, de Geografia e de Integração So­cial, atualizados por essa visão que se pretendia progressista, surgiram mui­tos escravos dando duro nas plantations, vítimas da exploração orientada por interesses vinculados ao capitalismo em expansão, ou fugindo para os qui­lombos em alguns fugazes momentos de rebeldia – rebeldia esta quase im­possível, dada a “enorme” capacidade de controle da chibata dos senhores. E, finalmente, no século XIX, voltariam a ser dignos de registro ao serem li­bertados pelos novos agentes do sistema econômico dominante, interessados nesse momento em transformá-los em consumidores. No século XX, se tor­nariam partes da massa trabalhadora, desaparecendo como tema específico e só voltando à cena em alguns poucos trabalhos em que se mencionava bre­vemente a cultura popular – nesses casos, contribuições como a capoeira e o samba apareciam vinculadas a esses grupos.
E quanto à História da África, como tema da História mundial, ela se vin­cularia ao período de acumulação capitalista, ou seja, apareceria como o lugar de onde se retiravam os escravos e, mais tarde, como local da expan­são neocolonial, a partir de fins do século XIX. E era só. Os africanos, víti­mas da cobiça de estrangeiros, se tornaram objetos da rapina, sujeitados à exploração, à dominação, à destruição, à escravidão, à opressão. E quando eram resgatados para a História como sujeitos, ainda que em andrajos, lu­tavam, mas perdiam sempre, gritavam, mas lhes calavam sempre a voz. E, afinal, sua chance de ocupar outro lugar na História parecia ser a de desa­parecer em sua especificidade e surgir como parte da grande massa prole­tária que um dia tomaria o poder. Seria o suficiente?
A realidade mostrou que não. Os africanos pareciam continuar “coisificados” ou quase invisíveis. Mesmo quando eram louvados, como Zumbi de Palmares, ainda assim representavam um breve parágrafo na História. E sobre a África, então, tudo ainda era longe, longe mesmo, do outro lado de um imenso mar.
Se refletirmos sobre os destinatários principais do processo de ensino-apren­dizagem, os estudantes, o que se continuava a fazer era dificultar a construção da auto-estima, por trazer uma imagem de nossos antepassados africanos sem­pre oprimidos, explorados e, finalmente, sempre derrotados – mesmo quando rebeldes e inconformados. Quem gostaria de se identificar com essa imagem? E, além do mais, tratava-se de uma falsa imagem, se não em seu todo, ao me Nos livros didáticos de História do Brasil, de Geografia e de Integração So­cial, atualizados por essa visão que se pretendia progressista, surgiram mui­tos escravos dando duro nas plantations, vítimas da exploração orientada por interesses vinculados ao capitalismo em expansão, ou fugindo para os qui­lombos em alguns fugazes momentos de rebeldia – rebeldia esta quase im­possível, dada a “enorme” capacidade de controle da chibata dos senhores. E, finalmente, no século XIX, voltariam a ser dignos de registro ao serem li­bertados pelos novos agentes do sistema econômico dominante, interessados nesse momento em transformá-los em consumidores. No século XX, se tor­nariam partes da massa trabalhadora, desaparecendo como tema específico e só voltando à cena em alguns poucos trabalhos em que se mencionava bre­vemente a cultura popular – nesses casos, contribuições como a capoeira e o samba apareciam vinculadas a esses grupos.
E quanto à História da África, como tema da História mundial, ela se vin­cularia ao período de acumulação capitalista, ou seja, apareceria como o lugar de onde se retiravam os escravos e, mais tarde, como local da expan­são neocolonial, a partir de fins do século XIX. E era só. Os africanos, víti­mas da cobiça de estrangeiros, se tornaram objetos da rapina, sujeitados à exploração, à dominação, à destruição, à escravidão, à opressão. E quando eram resgatados para a História como sujeitos, ainda que em andrajos, lu­tavam, mas perdiam sempre, gritavam, mas lhes calavam sempre a voz. E, afinal, sua chance de ocupar outro lugar na História parecia ser a de desa­parecer em sua especificidade e surgir como parte da grande massa prole­tária que um dia tomaria o poder. Seria o suficiente?
A realidade mostrou que não. Os africanos pareciam continuar “coisificados” ou quase invisíveis. Mesmo quando eram louvados, como Zumbi de Palmares, ainda assim representavam um breve parágrafo na História. E sobre a África, então, tudo ainda era longe, longe mesmo, do outro lado de um imenso mar.
Se refletirmos sobre os destinatários principais do processo de ensino-apren­dizagem, os estudantes, o que se continuava a fazer era dificultar a construção da auto-estima, por trazer uma imagem de nossos antepassados africanos sem­pre oprimidos, explorados e, finalmente, sempre derrotados – mesmo quando rebeldes e inconformados. Quem gostaria de se identificar com essa imagem? E, além do mais, tratava-se de uma falsa imagem, se não em seu todo, ao me nos em parte. A historiografia recente trouxe dados para rever essa visão. Resta fazê-la chegar às salas de aula – de muitas universidades e da Educação Básica.
PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO
Podemos observar que até hoje existem, nos currículos dos cursos de História das universidades brasileiras, poucas disciplinas específicas sobre a África, as­sim como praticamente se ignora o tema nos estudos de História Geral do En­sino Fundamental e Médio. Ao tornar obrigatória sua inclusão na Educação Básica, estaremos frente a uma imensa dificuldade: que História será essa a ser apresentada, se a maioria dos professores em sala não teve contato com ela?
As visões mais comuns sobre a História africana ou se construíram com base em preconceitos etnocêntricos, apresentando a África como lugar atrasado, in­culto, selvagem, terra da barbárie, ou supervalorizando o seu papel de vítima – do tráfico, do capitalismo, do neocolonialismo e assim por diante. Quanto ao primeiro caso, muito já se escreveu e se criticou. É certo, nunca o suficiente, pois o preconceito subsiste de diferentes formas, disfarçado em novas roupa­gens. Portanto, é importante desnudá-lo e combatê-lo, sempre que aparecer.
No segundo caso, há que se lembrar que a posição de vítima carrega em si um forte conteúdo de passividade, de impotência e de incapacidade de re­sistência, de atuação e de intervenção na História. Trata-se, pois, de se acos­tumar a ver os africanos sempre tratados como objetos e não como sujeitos da História. E isso compromete a compreensão de suas trajetórias.
O fato de populações inteiras terem vivido um longo processo de espo­liação por parte de agentes externos, compactuados com agentes inter­nos, não pode ser negado. Omitir suas implicações sociais dentro da pró­pria África acaba por fortalecer uma idéia de que os africanos foram todo o tempo vítimas de um destino cruel, e não sujeitos históricos, envolvidos num processo gerador e aprofundador de desigualdades. UNA, MÚLTIPLAS.
É muito difícil falar da África no singular, ou de uma África no Brasil. São muitas as sociedades, diversas em seu desenvolvimento, em sua origem, em sua cultura. Muitas cores na África, muitas Áfricas no Brasil...
Sabe-se que a própria idéia de “africano” não existia entre os escravos e li­bertos brasileiros trazidos cativos do continente, antes do século XIX. Não que inexistissem identidades entre eles antes – ao contrário, havia, e foram descobertas, criadas e reforçadas. Mas a idéia de uma África como terra de todos, e de uma identidade africana, foi surgindo articulada às formas de reinvenção de identidades, característica dos oitocentos, originando-se nesse momento específico da relação com a sociedade dominante.
Da mesma forma, sabemos que, na luta pela libertação do jugo colonial na África do século XX, foi fundamental a criação de vertentes ideológicas que ressaltassem os aspectos comuns, como as idéias de negritude, de pan-afri­canismo, entre outras. Todas essas idéias tiveram um papel na História: o de negar os discursos dos colonizadores e de forjar integrações necessárias. Mas não eram verdades absolutas. Aqueles que as tomaram como verdades sem matizes logo se sentiram derrotados quando viram que pertencer ao conti­nente como nativo não os fazia necessariamente irmãos uns dos outros.
No entanto, não há que se perder de vista os aspectos comuns, dentro de uma vi­são de totalidade, abrangendo amplas regiões da África. Podemos falar, sim, de grandes aspectos, de histórias compartilhadas, de longos tempos de interações e trocas. Regionalmente, em grandes áreas geoculturais e lingüísticas, isso foi e é perceptível. Assim como no Brasil, o contato entre povos de regiões próximas criou vocabulários e comunicação próprios, contribuindo para produzir novas estratégias de resistência. Somente a pesquisa histórica que se detenha sobre as­pectos desse cotidiano, do tecido aparentemente difuso da vida dessas pessoas, pode trazer à luz a presença dessas Áfricas no Brasil. Hoje se caminha nessa dire­ção, há boas pesquisas em curso, mas devemos ainda fazer tais notícias chegarem mais às salas das universidades e às salas de aula da Educação Básica.
Para descobrir essas Áfricas, também há que se despertar a curiosidade, agu­çar o interesse, estimular a admiração. Portanto, é preciso trazê-las para den­ tro de espaços culturais e educativos. Ler, sim, mas também escutar, ver, as­sistir, participar e perceber o quanto as trazemos dentro de nós. E assim des­pertarmos o orgulho da nossa africanidade. E revermos nossos heróis famo­sos e desconhecidos – tudo isso por Zumbi de Palmares, e por muitos mais Antônios Minas e Joaquins Angolas, por Manoel Congo, e por tantas Marias Cabindas e Joanas Crioulas, por Luiza Mahin, por André Rebouças e por João Cândido. E tantos outros, muitos. Devemos celebrá-los, sim. Não como um retorno a uma história de nomes e datas, mas para criar referências.
Esses indivíduos, feitos cativos, poderiam ser identificados e tratados como mercadorias. Mas nunca se transformavam em mercadorias. Eram e sem­pre seriam pessoas, seres humanos, com sua força vital – seu axé. Com ca­pacidade de resistir, de buscar maneiras de sobreviver, como também de procurar força interna para seguir em frente, para, na dura realidade, forjar um outro destino. Foram feitos escravos, sim, no sentido histórico e con­ceitual do termo escravo. Mas suas mentes, os saberes que possuíam, sua memória não caíram no cativeiro.
Devemos relembrar que a presença dos africanos no nosso país, trazidos para cá contra a sua vontade, separados de sua gente e postos longe de sua terra, é um dado histórico carregado de dramas e de dor, sem dúvida. Mas o impulso de vida, o brilho de seu espírito, a história que trouxeram com eles, sua cul­tura, seus saberes e conhecimentos técnicos também fizeram deles uma for­ça de caráter civilizatório. Os africanos ensinaram aos habitantes do territó­rio brasileiro e das Américas escravistas muitas coisas fundamentais para a sobrevivência e o crescimento do chamado “Novo Mundo”. E realizaram ou­tras tantas criações, a partir de sua capacidade de aprendizado. Foram artífi­ces, construtores, cirurgiões-barbeiros, cozinheiras. Foram agricultores que trouxeram plantas novas, que serviram e servem como alimento e remédio, e também introduziram diferentes técnicas de cultivo. Entre esses escravos ha­via artistas e músicos com novos instrumentos, ritmos e movimentos que en­cheram nossa terra de cores e sons – que hoje são tão nossos, tão brasileiros. E suas línguas modificaram o português, fizeram dele a língua nacional, levan­do-o pelo território, introduzindo palavras e tonalidades. E também trouxe­ram novas maneiras de se comportar nas relações familiares, de se relacionar com o sagrado, novos modos de celebrar e de se ligar aos antepassados, ou seja, posturas diante da vida e da morte. Todos esses conteúdos permearam a
André Pinto Rebouças (1838-1898)
Nasceu em 1838, na cidade baiana de Cachoeira. Formou-se em Engenharia no Rio de Janeiro e assinou projetos importantes, como o da Avenida Beira-Mar. Um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, redigiu com José do Patrocínio o Manifesto da Confederação Abolicionista. Amigo de D. Pedro II, acompanhou o imperador ao exílio. Em Lisboa, foi correspondente do jornal inglês The Times. Em 1893, fixou-se na Ilha da Madeira, onde faleceu a 9 de maio de 1898. Fonte: www.acordacultura.org.br/herois
João Cândido Felisberto(1880-1969)
Nascido em 1880, na cidade gaúcha de Rio Pardo, aos 14 anos alistou-se na Marinha. Entrou para a História em 1910, ao liderar a Revolta da Chibata — movimento pelo fim dos castigos corporais impostos aos marujos. Fonte: www.acordacultura.org.br/herois
Luiza Mahin
Revolucionária baiana de origem daomeana, daí seu nome étnico. Tornou-se livre por volta de 1812. Apoiou várias revoltas de escravos. Na repressão à grande Revolta dos Malês, em 1835, teria fugido para o Rio de Janeiro, onde foi presa e provavelmente deportada para a África. Mãe do poeta Luís Gama.
Fonte: Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana, de Nei Lopes. sociedade brasileira, transformaram-se e a transformaram. Por isso, hoje to­dos somos herdeiros dessas culturas.
RECONHECER, RECONHECER-SE...
Não há receitas prontas, não existe um “como fazer”, e por isso percebe-se a necessidade de muitos espaços de discussão e troca intelectual – e não apenas entre os reconhecidos como “intelectuais”, mas com os movimen­tos sociais. Não podemos, a despeito da exigência da lei, sair repassando nas nossas salas de aula informações equivocadas, ou tratar o tema de uma maneira folclorizada e idealizada. Esse é um grande temor: repetir modelos para fazer com que esses conteúdos curriculares fiquem parecidos com os que já trabalhávamos ao tratarmos da História e das contribuições cultu­rais comumente estudadas é um caminho fácil e perigosíssimo. São temas diferentes e sua abordagem necessariamente deve ser diferenciada.
Nossos alunos certamente terão muito a dizer, mas devemos ter um imen­so cuidado com o senso comum, que pode surgir tanto para desvalorizar como para criar mitos – os quais, ao se desfazerem, redobrarão o peso da desilusão e do desgaste da auto-estima. Trata-se de um equilíbrio delicado entre o resgate de uma História que deverá servir para elevar o orgulho de pertencer a ela e a valorização de posturas estreitas que tendem a criar es­quemas explicativos maniqueístas.
Enfim, fica sempre a questão central: como e o que introduzir a respeito desses temas (História da África, dos africanos no Brasil) em nossos currí­culos escolares?
Em primeiro lugar, é fundamental formar-se, atualizar-se nos temas, e não partir do pouco que se sabe para ocupar um lugar que nunca esteve ocupa­do. Temos a responsabilidade de tratar com muito profissionalismo esses conteúdos. Devemos estudar, procurar leituras específicas e, sempre que possível, capacitar-nos em cursos e em discussões acadêmicas
UMA NOVA DIMENSÃO DA NOSSA HISTÓRIA
Para os professores de Educação Básica, algumas sugestões de caráter geral. Na Educação Infantil, tempo dos primeiros passos na vida social, seria im­portante semear atitudes positivas e, pela via do lúdico e do afeto, estimular o contato, a admiração, o encanto pela estética e pelo imaginário africano e afro-descendente. Brincadeiras e brinquedos, cantigas e muita “contação” de histórias que falem, lembrem e se refiram ao mundo negro servirão como meios para romper ou evitar que se construam barreiras e preconceitos.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, podem-se introduzir temas da cultura africana e afro-brasileira também através de lendas, contos, can­tigas, brincadeiras, mas já inserindo mais aspectos de conteúdo histórico. Existem bons livros de literatura infantil para tomar como referência. E, nas aulas de Integração Social, falar da presença dos africanos na História do Brasil para além da reação à escravidão: levá-los a ver marcas dessa pre­sença viva nas músicas, nas festas, no vocabulário, nos hábitos alimenta­res. Os africanos, além de mão-de-obra, eram seres que produziam cultu­ra – mas não basta dizer, isso tem de ser algo vivido para começar a abalar as velhas estruturas dos preconceitos, as quais se alimentam da ignorância. Vamos festejar as Áfricas que habitam em nós !

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