terça-feira, 6 de maio de 2008

Espaço e tempo.


Análise reflexiva

Em vários momentos das aulas elas perguntam quando irão para a pracinha, se hoje irão à quadra e, principalmente, quando irão para a casa. As respostas que digo como: só amanhã, daqui a pouco ou outra expressão relativa ao tempo parece não ter sentido algum, pois em seguida, elas repetem a pergunta. Como promover o entendimento de tempo, sendo tão abstrato, para crianças de 5 anos? Então, pretendo analisar a contribuição da rotina, integrada aos cartões e o uso do calendário na construção temporal das crianças.
Em meu estágio, introduzi os cartões de rotina pensando que serviriam apenas para marcar a ordem das atividades. Porém os cartões de rotina vão muito além. Segundo Spodek (1998, p. 136) “uma rotina diária determina horários para as atividades de cada dia. As crianças aprendem a antecipar eventos futuros através da regularidade das ocorrências diárias”. É nessa regularidade diária que as crianças se organizam e começam a compreender a organização das atividades distribuídas no tempo. Também, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998, volume 1, p. 73) propõe que “a rotina pode orientar as ações das crianças, assim como dos professores, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer”. E, para melhorar a antecipação das situações, surgem os cartões que ajudam as crianças a visualizar toda a rotina, mostrando, também, os eventos passados. Com isso as crianças começam a estabelecer relações de tempo: o que fizemos antes? O que vamos fazer agora? O que faremos depois? As respostas podem ser encontradas pelas próprias crianças através da visualização dos cartões.
Para Aroeira, Soares e Mendes (1996, p. 135) “a rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola”. A criança também pode propor e questionar essa seqüência de atividades. Levando-se em conta as atividades com horários fixos como a higiene, a merenda e o recreio, por exemplo, as crianças podem decidir o momento de realizar as outras atividades propostas para o dia permitindo que elas fiquem mais participativas.
A rotina pode variar em algumas atividades, mas há uma repetição de diversas situações como a hora da higiene e merenda, brinquedo livre e escovação. “A repetição de certos enquadres, de certas ações, de determinadas práticas dá estabilidade aos sujeitos. Saber que depois de determinada tarefa ocorrerá outra dá um certo sossego às pessoas, sejam elas grandes ou pequenas”. Unindo as idéias: se uma criança consegue antecipar as situações na escola ela ficará menos ansiosa e conseguirá aproveitar melhor todos os momentos. Ao observar o cartão de saída, ela saberá que retornará para casa permanecendo com mais tranqüilidade na escola.
A rotina auxilia a criança a se localizar no tempo e os cartões de rotina facilitam essa aprendizagem, pois a rotina passa a ser visualizada pelas crianças e não fica apenas no conhecimento do professor.
Outro instrumento que ajuda a criança a se localizar no tempo é o calendário. Para Aroeira, Soares e Mendes (1996, p. 104) “ajuda a perceber as convenções que representam o passar dos dias, semanas e meses”. Faz-se necessário ter um calendário expostos na sala e fazer sua leitura diariamente para que as crianças possam apropriar-se da forma convencional da representação do tempo. Tais situações de aprendizagem são muito importantes para desenvolver na criança de educação infantil a construção da localização espacial e as convenções da representação do tempo além de promover a participação nas escolhas e a freqüentar a escola com mais confiança.




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