sábado, 19 de abril de 2008

Módulo 1




“Como esta atividade pode auxiliar na introdução de temas científicos a serem estudados pelas crianças”

A atividade proposta em aula presencial, levou ao grupo a desenhar, analisar e comparar as produções. A proposta era desenhar as palavras sugeridas pelo professor. As mais semelhantes eram representações que faziam parte do nosso cotidiano, já as palavras mais difíceis eram as palavras abstratas, muitas não acessível ao olho humano. Outras palavras foram representadas de outras maneiras, pois poderiam ter várias formas de representação.
Este ano estou trabalhando no laboratório de informática, pedi a minha colega de terceira série para que eu aplicasse a atividade com sua turma. Dividi a turma em grupos de quatro alunos. Expliquei a proposta e iniciaram a atividade. A maioria escreveu que os desenhos mais difíceis de desenhar foram as palavras que não conheciam raiva e saudade.
As mais semelhantes foram: coração, rio, chuva, força, luz, flor, nuvem, pé. E os mais diferentes foram rua, estrada e água.
Esse tipo de atividade proporciona ao professor conhecer os conhecimentos prévios dos alunos, onde é possível uma análise e seleção de metodologias e conteúdos a serem desenvolvidos em ciências para a turma.
Como menciona o autor Russel, a história da ciência pode, alertar-nos para diferentes formas de ver e explicar o mundo. Podemos procurar, na história, representações alternativas às explicações científicas válidas atualmente e, assim, tomarmo-nos atentos para formas alternativas de pensamento de nossos alunos.
Muitas vezes é colocado aos alunos conteúdos, onde eles não demonstram nenhum interesse, lembro o ano passado quando trabalhava com uma turma de terceira série, como estávamos trabalhando animais, trouxe um texto sobre os animais vertebrados e invertebrados. Lembro de não ter primeiro feito uma investigação de que já conheciam sobre o assunto. Tenho certeza que o rumo da aula poderia ter sido bem diferente, poderia ter sido mais produtivo, pois iria partir dos conhecimentos trazidos por eles, e juntos procurar mais informações desse assunto. E não simplesmente trazer tudo mastigado e pronto onde eles não contribuíram, não sendo significativo na aprendizagem.
Cabe a nós educadores buscar alternativas de investigação prévias junto a nossos alunos, para que juntos possamos buscar respostas a tantas questões que surgem no dia-a-dia de sala de aula.

Nenhum comentário: