domingo, 20 de abril de 2008

Campo aditivo



Aprender adição e subtração não se restringe a fazer contas de "mais" ou de "menos". Essas operações são da mesma natureza e podem ser usadas para resolver problemas que envolvem ganhar, perder, acrescentar, tirar e comparar, de acordo com a chamada teoria dos campos conceituais.


Operações irmãs
Teoria do campo aditivo estimula o aluno a pensar na complexidade da adição e da subtração e a entendê-las como operações complementares. Os alunos ficam aflitos sem saber que operação usar para resolver os problemas matemáticos.O importante é variar o lugar em que a incógnita é colocada.Da mesma forma como há um leque de situações matemáticas, também o aluno pode buscar variados caminhos para encontrar o resultado. Colocar um número em cima do outro e fazer a conta armada é apenas uma forma de resolver essa questão porém não é a única.As estratégias encontradas, a maneira como defendem ou validam o que fizeram e a comparação com as soluções dos colegas têm tanto valor que o resultado certo. O importante é socializar com a classe as soluções encontradas pelos alunos, essa prática ajuda as crianças a perceber as diferentes formas de encontrar a solução e permite que elas façam as escolhas e os procedimentos mais práticos e econômicos.

Problemas complexos, mas não impossíveis
Ao colocar a incógnita em lugares diferentes, os enunciados ficam mais complexos, o que obriga a turma a trabalhar dentro dos conceitos de campo aditivo.
Algumas crinças não percebem que conservar a quantidade já obtida e a partir dela acrescentar novos elementos facilita o processo. O importante é ensinar diferentes caminhos para chegar a um resultado.

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