domingo, 30 de março de 2008

Avaliação

Gostei muito de elaborar o Portifólio de Aprendizagens, pois facilitou avaliar minha prática como docente, refletir nas atividades, ver o que precisa ser revisto e o que deu certo, também mudar minha postura frente aos desafios encontrados ao longo do caminho.
Não se trata de formarmos leitores e receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam com os objetos mediante seus próprios referenciais a realidade atual. Acima de tudo por em prática tudo aquilo que aprendemos nas Interdisciplinas.
Sem dúvida nenhuma, ao estudar e realizar a avaliação (Portifólio), do meu trabalho em sala de aula com artes, pude verificar que estavam fora da minha realidade da prática docente, acredito que para a maioria dos professores, ainda vemos o ensino da arte como apenas a prática de exercícios motores, esquecendo atividades ricas como a análise de obras, o contemplar, o criticar, pois estamos muito presos que o trabalhar interpretação podemos fazer apenas através de exercícios de leituras de textos, livros, jornais, enfim de materiais escritos. Uma grande tolice! Apenas não possuímos a prática de poder contemplar, analisar e interpretar de outras formas, como a observação de obras de artes, de expressões corporais, de canções, melodias, entre outras formas. Outro aspecto que também, devido a essa nova visão sobre o ensino da arte, foi a relação da obra e o fazer sua releitura, primeiramente achei que não era uma coisa muito correta, pois achava que se tratava de apenas observar uma obra e depois fazer uma cópia, sem usar da própria criatividade, fazer apenas uma cópia a maneira do aluno, depois comecei a estabelecer uma relação com outras práticas docentes.
Quanto a apresentação oral foi um desafio, pois encontro um pouco de dificuldades na expressão oral, estava com muitas expectativas, sabia que iria ser avaliada por professores e colegas e isso deixou-me preocupada, mas deu tudo certo, apenas relatei minhas práticas e resultados obtidos em sala de aula. Posso dizer que foi sem dúvida uma troca rica de experiências entre colegas, contribuindo com meu aprendizado.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ceres, nessa postagem destacaste os processos de aprendizagem que foram se construindo ao longo da tua caminhada no semestre anterior. Fiquei curiosa para saber mais, por exemplo, por que tu consideras que a elaboração do portfólio facilitou a avaliação da tua prática docente. Que elementos nessa elaboração te permitiram vislumbrar essa avaliação? Fica como dica para continuarmos refletindo sobre o assunto. Abração, Sibicca