domingo, 4 de novembro de 2007

Teatro

Resumo dos textos:TEXTO1: Formas de abordagem dramática na educaçãoDentro da escola o teatro possui diversas abordagens que foram mudando conforme a transformação da própria educação. A principio ele foi usado como instrumento em várias áreas e conteúdos e só mais tarde sendo reconhecido como disciplina. Este conhecimento possibilitou o desenvolvimento da operatoriedade. O teatro faz com que o indivíduo crie uma maior compreensão de si e do mundo. Há diversas formas de abordar o teatro no ambiente escolar, entre elas: ·Play Way ou Método Dramático: é o uso do teatro como recurso para outras aprendizagens. Esta forma se fundamentou em três princípios: a) a experiência b) o fazer c) a ação.
Este método ainda hoje é usado nas escolas.·Teatro Criativo: tem como base o jogo dramático e considera que o teatro deve ser considerado uma disciplina. Neste método há uma pesquisa importante feita por Peter Slade (1954) que explica como o jogo que a criança apresenta promove uma liberação emocional e autoconhecimento. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança, mais condições ela terá de compreender a linguagem do corpo. Foi precursor deste método Winifred Ward. ·
Teatro Escolar: No começo do século era a única atividade dramática nas escolas. Basicamente consiste na apresentação de espetáculos por alunos em suas escolas. Nos dias de hoje as apresentações se desenvolvem a partir de jogos criativos e de trabalhos de improvisação. É necessário salientar que na apresentação de espetáculos, especialmente envolvendo alunos crianças pequenas é preciso ter cuidado, pois podem tanto tornar-se inibidas ou exibicionistas. Da mesma forma com crianças mais velhas. · Movimento Criativo: ênfase no movimento expressivo, principalmente dança e teatro. Seu precursor foi Rudolf Labam que pesquisou as características do movimento como base para a experiência. Alan Garrand desenvolveu uma técnica de teatro dança onde o movimento espontâneo da criança evolui para o teatro criativo.· Jogos teatrais: também uma abordagem do teatro na educação, porém de forma mais individual. Seu método inclui jogos que propõem um desafio a ser resolvido e que inclui a relação entre quem improvisa e quem assiste. Nele o aluno constrói o seu próprio fazer e o do grupo num trabalho dinâmico. · Jogo Dramático: já citado antes, se mantém como uma abordagem contemporânea do teatro na escola, porém mais voltado para a subjetividade, está ligado ao faz de conta infantil. É uma prática lúdica individual ou coletiva e não precisa necessariamente de platéia. Teatro é um recurso rico para a aprendizagem de outras disciplinas, bem como transformar jogos e brincadeiras em espetáculos. Jogo dramático e jogo teatral se mesclam igualmente como representação e brincadeira. Utilizar uma abordagem não exclui a outra. TEXTO 2: Aula de teatro é teatro?O texto aborda principalmente se numa aula de teatro, os exercícios dos alunos podem ser classificados como ato teatral? Inicialmente, a autora afirma que o ensino artístico tem sido tratado com uma nova abordagem, com a finalidade de ser reconhecido como matéria escolar. Neste ponto de vista, a Arte se apresenta como disciplina autônoma e não como instrumentos de outras disciplinas, como já se afirmou no texto anterior. A Arte em si ajuda a desenvolver a sociabilidade e a coordenação motora ou ainda auxilia na alfabetização. No Brasil, os PCNs referentes ao Ensino Médio estabelecem três conjuntos de competências e habilidades a serem desenvolvidas: a) a representação e a comunicaçãob) a investigação e a compreensãoc) a contextualização socioculturalTambém a Arte tem o objetivo de promover uma experiência expressiva e propiciar noções básicas da linguagem, além disso investigar a natureza do fenômeno artístico estético. Também há uma questão sobre quais condições que tornam um fenômeno (som, linha, movimento...) em evento artístico. Isto significa que não importa ver se o aluno é ou não um artista e sim transformar aula de teatro em TEATRO. A primeira condição para isso é haver uma intenção de ser teatro e saber que apesar de muitas situações parecerem teatro, não o são. Numa aula de teatro há a presença de exercícios de improvisação, jogos teatrais, dramáticos ou trabalhos que envolvam o corpo como movimento expressivo. Porém, só a intencionalidade do teatro não basta. O teatro é o encontro de alguém que assume um papel e comunica algo e outro que aceita e assiste. Há elementos teatrais necessários, conforme Guinsburg. São eles: a) textob) atorc) públicoTEXTO: vai muito além dele. Pode ser gestos, musicas, entonação de voz, etc... ASSUNÇAO DA MÁSCARA (ATOR): é quando o ator se difere de si. Pode ser também algo uma idéia, um animal... Daí também vem a divisão entre os que atuam e os que assistem.PRESENÇA DO PÚBLICO: é aquele que aceita dividir do mundo criado pelo ator.Alguns atores afirmam que a encenação só é completa quando há a presença do público. Na sala de aula alunos se revezam entre atores e platéia. E pode haver um momento em que cada um contribui com idéias, sugestões, enfim, discussões. Concluindo, um professor tem papel fundamental no sentido de oferecer experiências teatrais no próprio exercício da criação. Improvisação para o teatro:A intuição gera através da espontaneidade, atuando, interagindo, inter-relacionando e envolvendo-se com um mundo que se transforma, isso tudo através de uma expressão criativa.

Registro das atividades :
Fomos a sala de vídeo onde não há mesas e a sala é mais ampla. Expliquei que iríamos fazer algumas atividades, no início a turma estava bastante agitada, pensei em desistir naquele momento e deixar para executá-las no outro dia. Alguns alunos mostraram-se resistentes debochando e rindo dos demais, mas continuamos. Outros mostravam-se bastante tímidos e retraídos, após a execução das atividades o resultado foi mudando, parecia que a turma estava integrada. Todos participaram e não encontraram dificuldades em seguir os comandos, primeiro eu comandava, depois passava para algum aluno comandar as atividades.
Voltamos para a sala cada aluno recebeu uma sinopse (onde cada um seria autor do seu filme assustador). A professora explica como completar, então iniciam a escrita, onde todos ficaram super concentrados, dando gargalhadas de sinopse:

Depois a turma foi dividida em cinco grupos, onde fariam uma nova sinopse agora criada pelo grupo (cada grupo criou a sua). Todos contribuiram, auxiliaram na elaboração do filme.
O texto Improvisação para o teatro, procura mostrar a importância de não interferir no planejamento dos ensaios , figurino, papéis. Eles próprios elaboraram o roteiro e execução do filme, em um dos grupos eram quatro meninas, escolheram em não fazer um filme espantomania e sim realizar um filme recontando uma história infantil Rapunzel.
Desde o início do ano minha turma fez duas apresentações de teatro, onde fiz várias interferências, não permitindo a turma que criassem espontaneamente. A leitura deste material nós faz pensar, e mudar nossa postura em relação ao fazer teatro, também que o fazer teatro trabalha várias áreas do conhecimento. Quero proporcionar mais momentos como esse. Como escrevi no início, no começo é bastante cançativo, muitas vezes peansamos em desistir destes momentos.

Os alunos ensaiaram quatro vezes em aula, e o grupo combinaram ensaiar na casa dos colegas. Uma história foi diferente da outra, rica em detalhes.


Nenhum comentário: