sábado, 20 de junho de 2009

Estudo de caso

Irei descrever um pouco do histórico de vida da aluna "A", A primeira parte do relato foi feito pelo o responsável legal da menina seu avô materno
A mãe da aluna é DM e tem além da aluna mais três filhos sendo que só o menino( Último filho) é o que mora com ela. Todos seus irmãos estão matriculados na mesma escola, todos possuem dificuldades na aprendizagem , porém não tão agravado. Seu avô está tentando aposentá-la pois preocupa-se com seu futuro pois já esta com a idade avançada e não sabe com que ficará a guarda legal da aluna, a mãe não tem nenhuma condição para ter a sua guarda.
A aluna e sua irmãs de treze e a outra de nove anos moram com o avôs maternos que são responsáveis legais pelas crianças.
Ela foi diagnosticada com "Retardo mental" frequênta nossa escola desde os sete anos e 6 meses. Começou aqui em dois mil e um na extinta primeira série. Não falava direito, pronunciava pouquissímas palavras e com muitas dificuldades na pronúncia.
No início ficava tão quieta que os colegas até mexiam em seu material e merenda. Aos poucos foi se socializando e a integração com todos é muito boa até hoje. Tem um histórico de 4 anos de repetência na 1ª série, hoje encontra-se na 4ª série, durante as aulas copia todas as atividades. Ela é uma copista e quando lhe é proposto alguma atividade diferenciada, ela não gosta de fazer. Não demonstra atitudes agressivas em aula, mas quando é solicitada a realizar algo que não lhe agrada, encolhe-se tentando esconder-se e não faz. Gosta de brincar com todos e durante as aulas conversa e provoca os colegas, mas quando é chamada a sua atenção comporta-se bem e obedece logo.
Semana passada 08/06/09 a aluna começou a ler em voz alta, com bastante dificuldades, e também começou a produzir pequenas frases agora com uma sequencia de fatos e uma lógica, é claro que ela ainda esta com a hiposeguimentação de palavras e escreve algumas de forma silábica e outras com muitos erros, ela esta super feliz que esta produzindo sozinha. Pois antes só copiava e não conseguia produzir nada sozinha.
Conversando com sua professora atribuimos este grande avanço ao fato de sentar-se ao lado de uma menina muito querida que tem todo um cuidado com a "A" auxiliando sempre que a "A" precise, o importante foi que a professora orientou a Sabrina que não era para deixar que a "A" copiasse dela, que era somente para ela explicar as suas dúvidas. Atribuo este avanço na aprendizagem ao trabalho da professora que acolheu a aluna, deu atendimentos individualizados e fez todo um trabalho com toda a turma, ela incluiu a aluna de fato em sua sala de aula. As atividades eram dadas igualmente a turma toda porém a avalição era feita com objetivos diferenciados, cobrou dela e de toda a turma um comprometimento com os estudos.
A avaliação é feita por um plano diferenciado chamado PEI (Plano de Ensino Individualizado) ele é elaborado com a professora regente em conjunto com a supervisão escolar, esta avaliação está sendo elaborado de acordo com o parecer 441/2002, sendo que a aluna apresenta defasagem cognitiva, pois ainda não acompanha os objetivos propostos da série.
Ao meu ver incluir um aluno de Inclusão é isso, é fazer com que ele se torne atuante em sala de aula, é cobrar, é fazer com que toda a turma aprenda com as diferenças, o professor tem um papel fundamental neste processo de aprendizagem.

Um comentário:

Melissa disse...

Ceres,
o portfólio de aprendizagem é um espaço reservado para a reflexão do que tem feito. Nesta postagem colocastes o material (atividade) solicitado pela interdisciplina de NE e não argumentastes sobre o ele significou para você. O que mudou em você depois desta atividade? Qual sua opinião sobre esta atividade?
Entende?

Vamos aguardar sua reflexão
Abraços
Melissa e Liliana