domingo, 30 de março de 2008

Avaliação

Gostei muito de elaborar o Portifólio de Aprendizagens, pois facilitou avaliar minha prática como docente, refletir nas atividades, ver o que precisa ser revisto e o que deu certo, também mudar minha postura frente aos desafios encontrados ao longo do caminho.
Não se trata de formarmos leitores e receptores, mas sim construtores e intérpretes que interajam com os objetos mediante seus próprios referenciais a realidade atual. Acima de tudo por em prática tudo aquilo que aprendemos nas Interdisciplinas.
Sem dúvida nenhuma, ao estudar e realizar a avaliação (Portifólio), do meu trabalho em sala de aula com artes, pude verificar que estavam fora da minha realidade da prática docente, acredito que para a maioria dos professores, ainda vemos o ensino da arte como apenas a prática de exercícios motores, esquecendo atividades ricas como a análise de obras, o contemplar, o criticar, pois estamos muito presos que o trabalhar interpretação podemos fazer apenas através de exercícios de leituras de textos, livros, jornais, enfim de materiais escritos. Uma grande tolice! Apenas não possuímos a prática de poder contemplar, analisar e interpretar de outras formas, como a observação de obras de artes, de expressões corporais, de canções, melodias, entre outras formas. Outro aspecto que também, devido a essa nova visão sobre o ensino da arte, foi a relação da obra e o fazer sua releitura, primeiramente achei que não era uma coisa muito correta, pois achava que se tratava de apenas observar uma obra e depois fazer uma cópia, sem usar da própria criatividade, fazer apenas uma cópia a maneira do aluno, depois comecei a estabelecer uma relação com outras práticas docentes.
Quanto a apresentação oral foi um desafio, pois encontro um pouco de dificuldades na expressão oral, estava com muitas expectativas, sabia que iria ser avaliada por professores e colegas e isso deixou-me preocupada, mas deu tudo certo, apenas relatei minhas práticas e resultados obtidos em sala de aula. Posso dizer que foi sem dúvida uma troca rica de experiências entre colegas, contribuindo com meu aprendizado.